conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Com a ajuda dos Tribunais, CNJ analisará a saúde dos Servidores e Magistrados

Identificar programas e executar ações na promoção de saúde e da qualidade de vida de Servidores e Magistrados. Para isto, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cesar Peluzo, apresentou a Portaria 124, estabelecendo um Grupo de Trabalho (GT) responsável por elaborar estudos e apresentar propostas sobre o tema. A primeira reunião do GT foi realizada nessa segunda-feira, 16/1/2012. Devido à complexidade e a diversidade dos problemas identificados, o Grupo solicitou ao CNJ que encaminhe ofícios aos Tribunais de todo o País, a fim de coletar informações, bem como programas e ações em andamento e as estruturas que coordenam os trabalhos na instituição.

O Grupo está realizando tal análise com base nas informações obtidas durante a “Consulta Pública” realizada pelo Conselho durante o mês de dezembro/2011 e início de deste mês. As principais queixas registradas por Servidores e Magistrados dizem respeito ao ambiente de trabalho (equipamentos e ergonomia). Além disso, os participantes destacaram os impactos causados pela implantação do Processo Judicial Eletrônico/PJE (aumento do tempo de exposição ao computador e suas sequelas) e a falta de reconhecimento no trabalho e o abatimento gerado no trabalhador.

De acordo com o GT, as sugestões para melhorar a saúde vão desde atividades preventivas, terapia, melhoria das condições de trabalho, ginástica laboral, estruturação do serviço médico até práticas de socialização entre os servidores com espaços específicos para pausas durante a jornada de trabalho. O CNJ informou que, após reunir as informações dos tribunais e da consulta pública, organizará um seminário para divulgar as ações consideradas válidas. O intuito é divulgar as iniciativas que estão dando certo, da forma que outros Tribunais possam adaptá-las à sua realidade e necessidade.

(Incluída em 17/01/2012 às 16:02)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524