conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Servidores clamam por SEGURANÇA em protesto realizado na quinta, 16/2

Quase 200 Servidores que trabalham nas Varas de Fazenda Pública e Autarquias, em BH, pararam as atividades e protestaram em frente ao edifício que abriga as Varas, a fim exigir segurança.


Com adesão de mais de 90% dos cerca de 200 trabalhadores, foi realizada ontem, quinta-feira, 16/2/2012, uma importante manifestação dos Servidores da Justiça de 1ª Instância que trabalham no prédio das Varas de Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte. Apreensivos com a falta de segurança e INDIGNADOS com o silêncio e a inércia da Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em relação às condições de trabalho e os riscos de vida a que estão sujeitos, os trabalhadores PARALISARAM as atividades por duas horas, promoveram “apitaço” e entoaram palavras de ordem, exigindo SEGURANÇA e CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO.


Servidores dão um "abraço simbólico" no edifício das Varas de fazenda Pública e Autarquias


A manifestação dessa quinta evidenciou a apreensão dos Servidores, ante as condições do prédio onde diariamente desempenham suas atividades. Preocupados com as rachaduras, infiltrações, excesso de peso sobre as lajes (situações que muito se assemelham à dos prédios que recentemente desabaram no Rio de Janeiro e em São Bernardo/SP - clique aqui e relembre matéria a respeito), e, indignados com a falta de atenção do TJMG, que até então NÃO se manifestou, oficialmente, sobre as denúncias e solicitação de vistoria (com a devida emissão de um laudo técnico) apresentadas, os Servidores deixaram um alerta: a permanecer tal situação, vão parar as atividades, se recusando a adentrar ao prédio, enquanto não houver garantia mínima de segurança.



A manifestação de NOSSOS colegas, serviu para expor o problema à sociedade, denunciando o descaso com que vem sendo tratado. Afinal, desde 2008 o prédio é motivo de preocupação (já devidamente denunciado ao TJMG), tendo sido, conforme informações, emitido laudo à época atestando que a capacidade máxima deveria ser de 7 mil processos por Secretaria, contra os mais de 15 mil (por Secretaria) atualmente em tramitação. Soma-se a isto o aparecimento de rachaduras e infiltrações e, obviamente, sobram motivos para a preocupação dos Trabalhadores.



O SERJUSMIG expôs a situação em busca de providências, em várias oportunidades, pessoalmente e também por meio de ofícios. Foram notificadas: a Presidência e o setor de Obras do Tribunal, a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), a Defesa Civil e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais (Crea). E, em razão da falta de providências concretas, o NOSSO Sindicato coordenou a manifestação de ontem. A gravidade do assunto despertou o apoio de advogados e transeuntes, além do interesse da mídia. O SERJUSMIG continuará cobrando providencias da Administração do TJMG e, após o retorno do feriado do Carnaval, promete reunir novamente os Servidores para, caso estas não tenham sido tomadas, deliberar com a categoria sobre a paralisação das atividades até que seja GARANTIDA a SEGURANÇA.

Clique aqui e veja a reportagem da TV Alterosa/SBT









(Incluída em 17/02/2012 às 14:16)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524