conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Risco no Prédio onde estão as Varas de Fazenda Pública e Autarquias

Repercussão da Manifestação de Servidores em 16/2/2012


Conforme noticiamos, ontem, 16/2/2012, cerca de 200 Servidores/as (o que corresponde a mais de 90%) que trabalham nas Varas de Fazenda Pública e Autarquias, em BH, pararam suas atividades por algumas horas e protestaram em frente ao edifício que abriga as Varas, a fim exigir segurança. Tal manifestação é fruto da apreensão dos colegas lotados naquelas Varas em relação ao prédio onde trabalham. O surgimento de rachaduras, infiltrações, bem como o reconhecido excesso de peso sobre as lajes já foram devidamente denunciados às autoridades competentes, porém, nenhuma medida concreta foi tomada.

Os Servidores e o SERJUSMIG querem que o TJMG vistorie URGENTEMENTE o imóvel. E, uma vez apurado que a edificação, efetivamente, oferece qualquer tipo de risco à integridade física dos trabalhadores e usuários, que o Poder tome as providências cabíveis para afastar este risco, seja transferindo as Secretarias para outro prédio, seja adotando outras medidas (desde que estas efetivamente garantam a segurança de trabalhadores e usuários). Se o local não oferece nenhum risco, que os técnicos competentes (Departamento de Obras do TJMG) assinem um laudo neste sentido. Ou seja, comprometam-se e se responsabilizem pela situação. O que não podemos aceitar é o silêncio, a insensibilidade, o desprezo pela vida humana. E é assim que percebemos que a situação vem sendo tratada pela Administração do TJMG, que nem sequer se dignou, até o momento, a responder aos ofícios encaminhados e/ou retornar as ligações, informando se (e quais) medidas vêm sendo adotadas.


A manifestação de NOSSOS colegas, ontem, além de dar visibilidade ao problema, serviu para ganharmos também o apoio da sociedade, de Advogados e Juízes, além de grande atenção da mídia, foi um alerta: os Servidores não pretendem mais colocar suas vidas em risco, portanto, prometem parar as atividades caso não lhes seja dada garantia de segurança (atestada em documento oficial, subscrito por técnicos/peritos/órgãos competentes). Hoje, sexta, 17/2, além de continuar acionando (e cobrando) respostas das autoridades e dos Órgãos competentes, já devidamente oficiados, o SERJUSMIG fez contato com um Escritório de Engenharia, com o qual pretende firmar contrato para uma auditoria técnica independente para avaliação da real situação do edifício. Nosso Sindicato também procurou o Corpo de Bombeiros (onde o representante do SERJUSMIG está neste momento), a fim de solicitar acesso ao laudo feito pelos bombeiros.VEJA, ABAIXO, MAIS FOTOS DA MANIFESTAÇÃO E COBERTURA NA IMPRENSA COMERCIAL.

Reportagem ao vivo da TV Alterosa/SBT
Reportagem da TV Alterosa/SBT - 2ª Edição
Matéria do Jornal Hoje em Dia











Foto






(Incluída em 17/02/2012 às 14:52)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524