conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

União dos sindicatos = união dos servidores: a hora é de mobilização!

SERJUSMIG, SINJUS-MG e SINDOJUS convocam a categoria para manifestação na Corte Superior, no próximo dia 23/5; em pauta: Revisão 2012, Prêmio por Produtividade e Reajuste Escalonado


Valorização, respeito, justiça. Essa é a tríade que compõe a luta dos servidores do Judiciário mineiro, que há anos têm enfrentado o escancarado descumprimento de seus direitos. Fortalecer essa luta implica união – e é exatamente isso o que têm feito os sindicatos representantes da categoria. As entidades SERJUSMIG, Sinjus-MG, e Sindojus continuam os debates sobre as estratégias que podem levar à concretização das demandas dos servidores. No último dia 3/5/2012, os sindicatos participaram da terceira reunião conjunta, que foi realizada na sede do Sinjus-MG. Durante o encontro, os representantes sindicais deliberaram sobre a convocação da categoria para uma manifestação maciça no dia 23/5, durante Sessão da Corte Superior. A mobilização tem por objetivo cobrar a urgente deliberação sobre as reivindicações dos servidores relativas ao cumprimento da Revisão Geral 2012 e ao envio, para o Legislativo, dos anteprojetos de lei do reajuste escalonado e do Prêmio por Produtividade, cujos relatórios já foram finalizados pelos respectivos GTs.

É fundamental a participação maciça da categoria nas mobilizações convocadas para pressionar o Tribunal de Justiça (TJMG) a cumprir os compromissos. Especialmente neste momento, em que o mandato do desembargador Cláudio Costa está chegando ao fim. Há menos de dois meses para entregar o cargo ao presidente eleito para o biênio 2012-2014, desembargador Herculano Rodrigues, o atual gestor do Tribunal mantém um silêncio, no mínimo, constrangedor, diante das reivindicações dos servidores e das promessas feitas ao longo de seu mandato. O modelo de diálogo com os sindicatos, estabelecido pelo próprio interlocutor, desembargador Dídimo Inocêncio de Paula, só poderia funcionar se as respostas chegassem aos servidores. E onde estão os retornos sobre as reivindicações? Há mais de 15 dias, no dia 17/4, as entidades sindicais encaminharam um ofício conjunto, dirigido ao presidente Cláudio Costa, que solicita a urgente inclusão na pauta da Corte Superior do anteprojeto de lei específica para efetivar a Revisão Geral anual de 2012, prevista na Lei 18.909/10.

A ausência de resposta a esse documento levou os sindicatos a deliberarem pelo envio de outro ofício, na próxima semana, de forma a reiterar a solicitação anterior. Durante o encontro dessa quinta-feira, 3/5, os representantes também tentaram falar, por telefone, com o desembargador Dídimo Inocêncio, na tentativa de obterem alguma previsão de retorno sobre a questão da Revisão 2012, mas foram informados que o magistrado não poderia atendê-los, pois se encontrava em reunião. Os sindicatos decidiram, ainda, que vão solicitar uma reunião com o presidente Cláudio Costa, a fim de esclarecer a questão da Revisão 2012 e outros pontos pendentes da pauta da categoria, como os anteprojetos do reajuste escalonado e do Prêmio por Produtividade.

Somando forças
O momento é de unificar a luta e somar forças. Mas esse trabalho não depende apenas dos sindicatos, que já estão juntos nessa batalha. É preciso que os servidores também se unam, fortalecendo suas entidades representativas e a própria luta conjunta da categoria. Lembre-se: participação é a palavra chave para alcançar as conquistas. Não deixe de participar da manifestação agendada para o dia 23/5, durante sessão da Corte Superior! Essa luta é de todos nós, servidores do Judiciário mineiro!

(Incluída em 04/05/2012 às 15:36)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524