conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Perigo no Fórum de Ituiutaba

Onde está a política de prevenção, Tribunal?


Saúde e segurança merecem atenção, TJMG! Temos repetido este refrão, insistentemente, desde 2009, quando lançamos NOSSA campanha em prol de ambiente salutar e seguro no âmbito do Judiciário mineiro (TJMG). Entretanto, situações perigosas continuam rondando as vidas daqueles que trabalham na Casa, bem como dos usuários do TJMG. O mais recente susto ocorreu, na semana passada (precisamente na quinta, 3/5/2012), no Fórum de Ituiutaba. Um dos companheiros da Comarca (Adélio) descreveu ao SERJUSMIG a ameaça. De acordo com o relato, na tarde da quinta-feira, 3, uma mulher adentrou as dependências do Fórum portando uma sacola cheia de "bombas" de fabricação caseira e facas, e também segurando um “detonador”.

Segundo o citado testemunho (que recebemos via email), o perigo só não se fez em tragédia devido à rápida ação de dois vigilantes do Fórum. (Sidclei Adriano dos Santos e Márcio Rodrigues do Nascimento). Os dois heróis teriam desconfiado da mulher, percebendo o iminente risco, devido a atitudes “estranhas” no comportamento dela. A Policia Militar (PM) foi acionada e conseguiu conter a mulher (que ainda estaria segurando o “detonador” e ameaçando iniciar explosões), acuando no corredor do 1º pavimento do Fórum. O prédio, então, foi rapidamente evacuado e a área do entorto ficou sob isolamento. Na sequência, os policiais conseguiram render a acusada, aproveitando-se de um descuido dela. As “armas” foram recolhidas e levadas à perícia. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), a mulher aparenta sofrer de “transtornos mentais”. O BO alerta também que, caso o instrumento detonador tivesse sido acionado, haveria uma explosão com intensidade similar à de uma granada, que poderia alcançar pessoas a até 10 metros de distância.

O SERJUSMIG volta a insistir: Tribunal, SITUAÇÕES COM ESSE NÍVEL DE PERIGO PECISAM TER FIM no âmbito do Judiciário Mineiro. Lamentavelmente, o que vemos é elas proliferarem (lembram-se do recente atentado ao Fórum de Nova Serrana?). É preciso agir, TJMG! PREVENÇÃO é a palavra de ordem! Se continuarem no ritmo em que têm ocorrido, as ameaças acabarão gerando uma tragédia. Espera-se da Casa da Justiça a concretização de ações prévias, ANTES - e não depois - de instalado o caos! Mais atenção à saúde e à segurança JÁ! Servidore(as) e usuários(as) merecem, no mínimo, tranquilidade. O SERJUSMIG aproveita para agradecer ao companheiro Adelio pela presteza, e para parabenizar os vigilantes do Fórum e a PM de Ituiutaba pelas ágeis e corajosas atuações. Aos(ás) companheiros(as) da Comarca, nossa solidariedade, respeito e garantia de que insistiremos na luta em prol de ver concretizado, em Minas Gerais, um Judiciário livre desse tipo de risco.
(Incluída em 11/05/2012 às 15:36)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524