conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Fenajud realiza 6º Conselho de Representantes e 5º Coletivo Jurídico da entidade


De quinta a sábado (31/5 à 2/6/2012), a Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados (Fenajud) realizou, simultaneamente, o “5º Conselho de Representantes” e o “6º Coletivo Jurídico” da entidade. O objetivo era discutir e deliberara a atuação da Assessoria Jurídica Nacional (AJN), a partir do planejamento estratégico da Fenajud. O evento foi realizado em Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul (MS), e teve, como anfitrião, o Sindicato dos Servidores do Judiciário desse Estado, Sindijus-MS. Os Vices-Presidentes do SERJUSMIG, Luiz Fernando Souza (também Vice da Fenajud) e Rui Viana representaram o NOSSO Sindicato na atividade.


Rui Viana e Luiz Fernando Souza


Durante os debates, na sexta-feira (1º/6), foi construída uma “Pauta Unificada”, com as lutas em comuns a todos os Sindicatos do Judiciário nos Estados. O documento final será disponibilizado, em breve, pela Federação. Com a “Pauta” definida, os sindicalistas deliberaram por remetê-la, novamente, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assim como foi realizado no ano de 2010. No Coletivo Jurídico, os diretores e advogados das entidades elaboraram e discutiram teses em prol dos(as) Servidores(as). O tema “Direito de Greve”, com ênfase nas estratégias jurídicas que estão sendo utilizadas pelos advogados dos sindicatos, foi o principal assunto em discussão. Na oportunidade, o assessor jurídico do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-ÚTE/MG), Rodrigo Rabelo, expôs a experiência das ações judiciais e das defesas apresentadas durante a greve histórica desses trabalhadores em Minas Gerais, nos anos 2010 e 2011 (esta última com duração de 120 dias).

A atual situação do Brasil e do mundo foi outro tema amplamente explorado pelos participantes. O técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), José Silvestre, analisou a conjuntura nacional, ressaltando o bom momento vivido pelo País. Já a análise sobre a conjuntura internacional foi realizada pelo professor e coordenador do curso de Economia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Everlen Elias Montebeler. O docente explanou sobre a globalização e a crise mundial, de 2007 aos dias atuais.
(Incluída em 04/06/2012 às 16:35)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524