conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Representantes do SERJUSMIG visitam a Comarca de Itabirito

Reformas no prédio provocando transtornos e males à saúde dos servidores(as)


ITABIRITO - Companheiros(as) trabalhando em meio a obras, expostos a poeira e a fortes odores de produtos químicos, entre outros transtornos. Esta foi a realidade que, nessa terça-feira, 3/7/2012, a Presidente e o Vice-Presidente do SERJUSMIG, respectivamente Sandra Silvestrini e Rui Viana, acompanhados do funcionário Franklin Almeida (Filiação/Presidência) testemunharam na Comarca. É evidente que NOSSO Sindicato não questiona a necessidade e a importância das reformas. Questionamos, isto sim, a carência de melhor planejamento e adequação na realização delas (com vista a evitar riscos à saúde de servidores(as) e usuários/as).



Os representantes do Sindicato foram à comarca respondendo à solicitação dos(as) Servidores(as) que vivem a complicada rotina, ora, instalada no Fórum de Itabirito. Conforme puderam ver, a obra no prédio do Fórum (como a instalação de um elevador) visa a garantir melhor acessibilidade aos usuários. Entretanto, da forma como está sendo conduzida, tem causado transtornos (como a falta de banheiros: antes, dois banheiros eram utilizados pelo público e pelos/as servidores/as, mas foram totalmente quebrados, estando, por ora, sem condições de uso). Isso sem falarmos que o intenso barulho; o forte cheiro de tinta e de produtos químicos; além da poeira por toda a parte, representam sérios riscos à saúde daqueles que, dia a dia, precisam estar naquele ambiente trabalhando. De acordo com os(as) Servidores(as), a obra teve início há cerca de 20 dias e a previsão de término é para daqui a três meses. Outra insatisfação dos/as colegas de Itabirito é referente à situação da 2ª Vara. Criada em 2008 pelo Tribunal de Justiça (TJMG), até o momento, tal Vara ainda não foi instalada.



Além de verificar a realidade dos(as) companheiros(as), os representantes do NOSSO Sindicato aproveitaram a visita para esclarecer dúvidas sobre o Reajuste Escalonado; Gratificação Chefia de Escrivães e Contadores (GEC); Data-Base; Promoção Vertical (PV); Plano de Carreiras; Prêmio por Produtividade e Redesenho, além de, evidentemente, reiterar a importância de TODOS terem consciência sobre o ESTADO DE GREVE da categoria. O SERJUSMIG volta a frisar que entende as obras como necessárias para melhorar os ambientes de trabalho, bem como a acessibilidade no prédio. Entretanto, realertamos, esse tipo de serviço carece de um melhor planejamento (que permita, por exemplo, a realização dos trabalhos fora do horário de expediente - manhã ou noite, finais de semana e feriados). Da forma como está sendo realizada, ao seu término, a obra pode vir a deixar um passivo preocupante e bastante negativo: o adoecimento de servidores(as) e usuários.


O arquivo do Fórum (fundo) divide espaço com a Secretaria do Juizado Especial
















(Incluída em 04/07/2012 às 14:55)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524