conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Novo Diretor do Foro de BH recebe SERJUSMIG

Juiz Marco Antônio Feital diz que problemas devem ser expostos para que sejam solucionados


A Presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, foi convidada para uma reunião com o novo Diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Juiz Marco Antônio Feital Leite, na qual seria apresentada algumas propostas do novo gestor. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira, 30/8/2012, no Fórum Lafayette. Sandra aproveitou para saudá-lo pela posse e desejar uma gestão de sucesso. Durante a reunião, o Juiz falou de seu interesse em se aproximar mais dos servidorres(as). Disse que quer conhecer melhor os problemas, a fim de buscar soluções efetivas para questões que afetam o bom andamento dos serviços prestados (como condições inadequadas de trabalho/espaço físico e equipamento; quadro insuficiente de servidores e afins). Dr. Feital ressaltou que as portas estarão sempre abertas ao SERJUSMIG, com o qual, garantiu, pretende trabalhar conjuntamente em busca das soluções. O Juiz ainda argumentou que a sua filosofia de trabalho inclui ser democrático (procurando ouvir a todos os lados), aproximar-se dos servidores/as e, sobretudo, não mascarar a realidade, não fazer “vista grossa” aos problemas.

Segundo ele, é preciso, isto sim, detectar todas as dificuldades, as falhas, expor a situação a usuários e operadores do Direito (a todos, enfim) para, então, trabalhar de forma integrada, a fim de chegar a soluções efetivas. Para ele, não se deve ter medo ou vergonha de expor as dificuldades (como a já citada precariedade de quadro de pessoal/ambiente de trabalho). Não se pode mascará-las, pois só a partir do momento em que são conhecidas - e reconhecidas - é que serão levantadas propostas e soluções (e estas – as soluções – terão chances de se concretizar). O magistrado disse ser avesso à camuflagem de problemas, porque quando NÃO são expostos, dão a impressão de que não existem (com isso, acabam por ficar sem solução).

A representante do SERJUSMIG parabenizou o magistrado pela postura, e salientou que o SERJUSMIG conhece as dificuldades que ele enfrentará. Afinal de contas, hoje, o nível de insatisfação dos Servidores é alto; e ainda faltam equipamentos e os espaços físicos são adequados, sobram cobranças e pressão. Ela voltou a lembrar a triste realidade dos Servidores(as) que trabalham nas Varas Maria da Penha que, embora tenha sido criada a 3ª Vara Especializada nos crime contra a mulher, esta foi feita em bases frágeis: “vestir um santo desvestindo outro”, pois o que houve foi um remanejamento de servidores de outros setores. Sandra também relatou o caos em que se encontram os trabalhadores das Varas da Fazenda Pública de BH, onde o trabalho diário significa verdadeiro risco à vida. Por fim, a Presidente do SERJUSMIG apresentou NOSSO Sindicato como um parceiro da direção do foro de BH, e. Ela saiu da reunião esperançosa de que, daqui para frente, medidas concretas sejam tomadas para que “as coisas” melhorem, realmente, na Capital.


(Incluída em 30/08/2012 às 17:26)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524