conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Explosão do ar no Juizado de Consumo de BH: gás pode estar intoxicando servidores

Equipamento velho e danificado + fumaça e fortes odores + falta de ventilação e de circulação de ar: uma soma PERIGOSA para a saúde de servidores e usuários(as)

A pergunta persiste: ONDE ESTÃO A SAÚDE E A SEGURANÇA, TRIBUNAL?

A volta do que não foi: ontem, terça, 25/9/2012, denunciamos, aqui no site (relembre) a explosão do superantiquado ar-condicionado central que “serve” aos servidores/usuários(as) que utilizam o prédio onde funciona o “Juizado Especial da Relações de Consumo de BH” (na Rua Curitiba, 632 – Centro). Conforme explicitamos, após o “incidente”, diversos (as) colegas se sentiram mal (dores de cabeça, enjôos, dificuldades para respirar, “secura” na garganta e afins) e seguiram para a Gerência de Saúde no Trabalho do Tribunal (Gersat/TJMG). Além disso, naquele primeiro momento, o ar do local (onde não há janelas, ventilação, circulação e/ou renovação de ar são praticamente inexistentes) ficou tomado por fumaça e odores (possivelmente tóxicos). Mesmo assim, aqueles que,AINDA, não tinham passado mal foram instados a continuar trabalhando no local (mesmo sem qualquer informação – segura - atestando a toxidade, ou não, da fumaça e do odor, e mesmo sem o equipamento ter sido totalmente consertado).

Hoje, novamente, o SERJUSMIG foi informado de que o problemático e “idoso” ar-condicionado voltou a dar problemas, mas os/as profissionais que trabalham no Juizado continuaram “encarregados” de manter o trabalho naquele – INSALUBRE – ambiente (novamente sem qualquer análise técnica oficial - e segura - da qualidade do ar que os/as colegas respiram). Além disso, foi sinalizado ao Sindicato que o gás que escapa do ar pode ser realmente tóxico. O mais grave é que, diferentemente da fumaça inalada após a explosão de ontem, tal gás NÃO TEM CHEIRO (ou seja, todos/as podem estar sendo OBRIGADOS a inalar gases tóxicos, sem nem sequer se darem conta disto, e num local completamente fechado, sem janelas, sem renovação do ar). Isto é GRAVE, Tribunal! Segundo testemunhos, a própria Gersat do TJMG teria orientado os servidores/as a deixarem o local CASO PERCEBESSEM ALGUM SINTOMA. Tal recomendação é uma clara mostra de que ainda há risco relacionado à explosão de ontem, e isto pode se agravar. Afinal, repetimos, hoje, quarta, 26/9, o malfadado equipamento CONTINUA a dar problemas. Será que novos “cheiros” e poluentes reinfestarão o lugar? Será que, mesmo sob tais riscos, os servidores/as, terão de manter o atendimento naquele INSALUBRE local?

Nesta quarta, mais cedo, ao denunciar outro risco (afligindo os/as colegas do Fórum de Coromandel), o SERJUSMIG reiterou o desejo de não precisar mais de noticiar situações insalubres que ameaçam a saúde e segurança de servidores/as. Infelizmente, alguns minutos depois de postarmos tal texto, chegaram-nos novos testemunhos sobre o ar poluído e o defeito no “jurássico” equipamento de condicionamento de ar do Juizado de Consumo de BH. Que desilusão! É mesmo lamentável que, em questão de minutos, tenhamos de voltar a reivindicar que a Casa da Justiça tenha zelo pela saúde e a segurança de seus/suas profissionais. Isto devia ser regra. Este devia ser o padrão, Tribunal! Em relação a esta grave situação vivenciada pelos/as colegas do Juizado de Consumo de BH, entre outras providências, o SERJUSMIG vai oficiar os setores de Manutenção e de Saúde do TJMG. Voltamos a frisar: é preciso PREVENÇÃO, ação e atenção à saúde e à segurança, TJMG!
(Incluída em 26/09/2012 às 12:49)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524