conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Juizado de Consumo de BH: perigo no ar!

Riscos em relação ao gás proveniente do velho equipamento de ar-condicionado ainda é uma incógnita, e continua a afligir


“Saúde e Segurança Merecem Atenção, Para o Bem do Servidor e da População”! O Tribunal mineiro (TJMG) precisa compreender isso! Somente assim evitaremos riscos, e as repetidas denúncias que temos feito como, novamente, fazemos agora: ontem, quarta-feira, 10/10/2012, mais uma vez, recebemos queixas em relação a “problemas” no velho equipamento de ar-condicionado central que “serve” aos servidores/usuários(as) do prédio onde funciona o “Juizado Especial da Relações de Consumo de BH” (na Rua Curitiba, 632 – Centro). Novamente, procuramos setores do Tribunal e, mais uma vez, ficamos sem respostas satisfatórias (que sejam capazes de, no mínimo, tranquilizar os/as colegas - e o Sindicato). Conforme já denunciáramos aqui no site, desde o primeiro “incidente” (ocorrido em 25/9/2012: relembre), a aflição tomou conta do ambiente, uma vez que diversos colegas passaram mal, e houve vazamento de gás. Apesar dessa situação (para a qual o SERJUSMIG já solicitara solução, por meio de ofício enviado ao Presidente do TJ na ocasião), até hoje, os “problemas” em relação ao antiquado equipamento (com TRINTA anos de uso, segundo nos informaram) se repetem. Diante disso, evidentemente, os Servidores(as) permanecem aflitos em trabalhar naquele ambiente (que, devido à ausência de janelas e à má circulação de ar, já era insalubre, mesmo antes de qualquer explosão/fumaça/vazamento de gás)

Na ocasião da explosão (25 e 26/9), técnicos da Gerência de Manutenção (Gemap) e da Coordenação de Saúde do Trabalho (Cosat) do TJMG, acompanhados de um profissional da Tecnotemp (empresa responsável pela manutenção do “equipamento problemático”), visitaram o local. Após tal visita, a Coordenação de Saúde emitiu um “Relatório” (leia-o aqui). Neste documento, fica evidente que, devido ao rompimento de uma válvula no cilindro do gás de refrigeração (leia a legenda, no detalhe da foto, do relatório da Cosat), deve ter havido, sim, o vazamento do gás (o chamado R22 – ou Clorodifluormetano). Fato é que, no dia da explosão, vários colegas relataram vertigens, náuseas, dores de cabeça, entre outros sintomas. Como ontem, 10/10, mais uma vez, o velho equipamento parece ter tido “novos” problemas, tendo sido reportadas ao SERJUSMIG “suspeitas” em relação à salubridade do ar que os colegas continuam OBRIGADOS a respirar enquanto trabalham (inclusive com queixas de forte odores), NOSSO Sindicato voltou a procurar setores do TJMG.

Novamente, recebemos informações de “não haver riscos à saúde e ao bem-estar dos servidores(as)”. Entretanto, o relatório da própria Cosat revela que o R22 tem ”efeitos narcotizantes” (e isto em baixa concentração), podendo causar até asfixia (em altas concentrações: o que não é o caso do local). Como os chamados “efeitos narcotizantes” causam exatamente os sintomas relatados pelos colegas que passaram mal, fica claro que houve, sim, algum vazamento do gás (ainda que em baixa concentração). Mas as “providências” tomadas estão muito aquém do esperado e merecido pelos trabalhadores(as). Não há um laudo técnico sobre o vazamento (ou não) do R22; não há qualquer medição em relação à quantidade de gás que pode ter vazado (ou que pode ter se concentrado no ambiente), muito menos um estudo cientifico sobre os riscos de haver uma exposição perene ao citado gás. Portanto, fica difícil “garantir” a absoluta falta de perigo para a saúde. Nesta manhã, o SERJUSMIG tentou falar com o setor de manutenção do TJMG, e não conseguiu, mas insistiremos (queremos saber por que razão a manutenção desse equipamento, reiteradamente problemático, tem sido feita durante o expediente, expondo os servidores/as a riscos, calor e abafamento extremos). Um equipamento que, aliás, há muito já devia ter sido SUBSTITUIDO. Mas, enquanto essa substituição não é concretizada, queremos laudos, estudos cientificamente embasados. Queremos GARANTIA, sem quaisquer dúvidas, de que não existe NENHUM risco à saúde e ao bem estar dos servidores(as) - e VAMOS INSISTIR NISSO,para termos certeza de que todos(as) podem trabalhar tranquilos no Juizado de Consumo de BH. Para saber mais sobre o gás de refrigeração R22, clique aqui.
(Incluída em 11/10/2012 às 12:56)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524