conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Nota de solidariedade: SERJUSMIG lamenta violência contra Oficial de Justiça em SP

Ao cumprir uma ordem de internação, o Oficial Marcelo Ribeiro de Barros foi recebido a tiros. Segundo o Boletim Médico, até então divulgado, o estado de saúde do Oficial é estável

SÃO PAULO – Nessa quinta-feira, 18/10/2012, um triste e lamentável caso ocupou as manchetes da mídia comercial em todo o País. Trata-se do “incidente” envolvendo, entre outros profissionais, o Oficial de Justiça Marcelo Ribeiro de Barros, 49 anos, que cumpria um mandado de internação, quando foi baleado pelo Administrador de Empresas Fernando Gouveia. Segundo dados divulgados na imprensa, o atirador sofre de esquizofrenia e, ao ser abordado em casa, reagiu, atirando contra Marcelo e outro profissionais que o acompanhavam (um técnico de enfermagem de 27 anos, e uma psicóloga de 45 anos).

Fala Aojesp - Assim como o SERJUSMIG – que, há tempos, tem denunciado o DESCASO com que o Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) tem tratado a questão da saúde e da segurança de seus servidores(as), a Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp), em seu site, faz denúncia similar. Em nota, a Associação lamenta o fato de um Oficial de Justiça ser baleado em serviço, culpando o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e o Governo paulista, em razão da postura que adotam (semelhante ao que denunciamos em relação ao TJ mineiro), obrigando os oficiais a cumprir mandados em locais ermos e perigosos, a qualquer hora do dia e da noite, ou nos fins de semana, sem proteção, sem veículo oficial, e sem assistência do Estado. O “susto” ocorrido com o Oficial em São Paulo deve servir de alerta para todos os tribunais, inclusive para o TJMG. Esperamos que não seja preciso acontecer o mesmo aqui nas Alterosas, para que sejam, enfim, tomadas providências. Esse tipo de fato (envolvendo riscos a servidores no cumprimento do dever profissional) tem ficado cada vez mais constante e sério. Tal situação clama por ações URGENTES e, como temos insistentemente ressaltado: políticas PREVENTIVAS!

O SERJUSMIG, em nome de TODOS os servidores(as) mineiros, aproveita para deixar pública NOSSA manifestação de pesar pelo ocorrido ao colega paulista,e também para oferecer nossa solidariedade a Marcelo, desejando-lhe rápida recuperação e completo restabelecimento.

Veja a repercussão do caso na mídia comercial:
Folha de São Paulo
Portal G1
Jornal do Brasil

(Incluída em 19/10/2012 às 12:19)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524