conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

CONTAGEM: mais um relato de descaso do TJMG com a qualidade do ambiente de trabalho

Sem ar-condicionado, alguns colegas chegam a comprar ventiladores com recursos próprios na tentativa de, pelo menos, minimizar o enorme mal-estar

Desde a tarde de ontem (30/10/2012), alguns servidores e servidoras que trabalham no prédio onde estão instaladas as Varas da Fazenda Pública da Comarca de Contagem, ligaram para o SERJUSMIG, indignados com a situação em que são obrigados a trabalhar. No calor insuportável, as Varas não possuem ar-condicionado. Em algumas delas, uns poucos ventiladores (alguns comprados com recursos dos próprios servidores/as), nada mais fazem, senão, “soprar vento quente”. Aliás, situação semelhante às que, conforme noticiamos, são enfrentadas pelos colegas das comarcas de Pouso Alegre e Passos. Não bastasse o volume enorme de processos, a falta de pessoal e a insegurança da instalação que, recentemente, foi alvo de bandidos (como também divulgamos: releia aqui), nem sequer a temperatura ambiental é adequada. Afinal, a temperatura média adequada, segundo norma do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), seria de no máximo 26,7º (veja aqui) para trabalho contínuo, e os relatos que recebemos dos/as colegas das citadas Varas de Contagem atestam que as temperaturas no interior das salas provavelmente ultrapassam esses percentuais, uma vez que têm sido registrados, inclusive, casos de servidores com sensação de vertigem, oscilação de pressão, tontura, desidratação e males afins próprios do calor excessivo. Como trabalhar bem assim, Tribunal? É por essas (e outras, MUITAS outras) que o SERJUSMIG vive a repetir: é URGENTE que se implemente um sério planejamento (ação preventiva) na Casa, e que o respeito a TODOS, sem distinção, estejam NA ORDEM DO DIA. Isso evitaria tantos problemas e queixas no Tribunal de Minas (TJMG)!

Contagem, por exemplo, há anos, espera pela construção de um novo fórum, que reúna, em um só espaço, as diversas Secretarias espalhadas por toda a cidade (uma situação que dificulta a comunicação, o acompanhamento e a tramitação dos processos...). Um espaço que ofereça o mínimo das condições que um ser humano necessita para desempenhar dignamente seu trabalho. A Presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, servidora da Comarca, relata que já perdeu a conta de quantas vezes participou de solenidades para o “lançamento de pedras inaugurais” em locais onde o novo fórum de Contagem “seria” instalado. Sandra alerta que, a cada dia, os problemas se agravam. E o TJMG, em vez de solucioná-los, com a efetiva construção do novo prédio, insiste na velha receita de tentar remediar. A atual situação dos colegas que trabalham nas Varas da Fazenda Pública, entre outros, é mais uma prova disso. O que todos esperam (há muito) é a construção do tão prometido, protelado e sonhado novo fórum. Enquanto isso não se concretiza, porém, os profissionais de Contagem querem, pelo menos, que esses absurdos, como a inadequação dos espaços físicos; a falta de pessoal e, agora, para agravar, a ausência de ar-condicionado para amenizar o clima dentro das Secretarias nestes períodos de temperaturas alarmantes, sejam questões solucionadas urgentemente.

O quadro é desanimador, concordamos (e nos solidarizamos) com vocês companheiros (as). Tanto que, na próxima semana, o SERJUSMIG estará novamente em Contagem, a fim de buscar solução para os problemas. É mesmo lamentável. Afinal, quando se presta concurso para o TJMG, nem de longe se imagina que é este o cenário que se vai encontrar. Mas não podemos desistir da luta por melhores condições de trabalho e dignidade. E lembrem-se, companheiros (as), se a Administração não adotar providências, visando corrigir tantas injustiças, cabe à nós dizermos um Não à situação. Se necessário for, pararmos a Casa, como instrumento legítimo de fazer com que nosso GRITO POR JUSTIÇA seja ouvido!

(Incluída em 31/10/2012 às 12:38)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524