conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

INSALUBRIDADE - Servidores da Comarca de Mariana clamam por SOCORRO

Infestação de ratos no local expõe os serventuários (incluindo duas servidoras grávidas) e usuários do Fórum a graves riscos de saúde

Uma lástima. Na segunda-feira, 4/2/2013, o SERJUSMIG recebeu um “pedido de socorro”, em forma de abaixo-assinado, dos Servidores lotados no Fórum da Comarca de Mariana, quanto à insalubridade, às péssimas condições de trabalho, incluindo infestação de ratos no local. Os servidores informam que os pedidos para dedetização do prédio são constantes, porém, acusam que a última inspeção foi realizada há meses, não tendo resolvido o problema. De acordo com o relato, foram encontradas “fezes e urina de ratos em uma bandeja na qual são colocados copos para uso diário na Secretaria da 2ª Vara”. Da mesma forma, autos de processos também estão sendo corroídos e infectados pelos roedores. Em outro trecho do texto, os servidores também relatam que “há poucos meses, [o TJMG] alegou-se que foi feita uma desratização; contudo, se de fato a mesma ocorreu, foi ineficaz, pois o problema persiste. (...) Contudo, em contato com uma empresa privada, fomos informados que a desratização precisa ser periódica e, a mais eficaz, segundo a empresa, é a feita com iscas, não bastando apenas vir aqui, colocarem o veneno (cujas possíveis conseqüências negativas desconhecemos) e pronto”. A grande preocupação do SERJUSMIG é com a saúde desses trabalhadores e, principalmente, de duas servidoras do Fórum que estão grávidas e, portanto, ainda mais sensíveis aos riscos.

O NOSSO Sindicato, mais uma vez, lamenta tamanho descaso do Tribunal de Justiça (TJMG) com as comarcas do interior mineiro. Ratos, TJMG, transmitem inúmeras doenças, como a Hantavirose, descrita pelos servidores nas páginas do “abaixo-assinado”. O SERJUSMIG, como já fez em vários casos e continuará fazendo, denunciará à Administração da Casa, a toda a sociedade, bem como às autoridades mineiras esta grave situação e espera vê-la solucionada URGENTEMENTE. Insistimos na necessidade de o Tribunal de Justiça mineiro se conscientizar da sua responsabilidade em garantir aos seus trabalhadores condições dignas de trabalho, e, no caso, tome providências concretas para sanar o problema. O SERJUSMIG exige, caso o TJMG afirme não ter condições de tomar providências imediatas, que sejam paralisadas as atividades, com o fechamento das portas do Fórum, pelo tempo que for necessário. O que NÃO se pode admitir (e NÃO admitimos) é o descaso com relação à saúde dos trabalhadores e usuários da Casa.

(Incluída em 06/02/2013 às 17:14)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524