conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SERJUSMIG realiza primeira “rodada de viagens” de 2013

Coromandel, Uberaba, Paracatu, João Pinheiro, Unaí, Buritis e Arinos foram as primeiras Comarcas visitadas pelo Sindicato neste ano

Entre os dias 31/1 e 6/2/2013, os Vice-Presidentes do SERJUSMIG, Luiz Fernando Souza e Rui Viana, acompanhados dos funcionários de NOSSA entidade Franklin Almeida (Filiação/Presidência) e Jamil, visitaram as Comarcas de Coromandel, Uberaba, Paracatu, João Pinheiro, Unaí, Buritis e Arinos. O objetivo foi acompanhar e verificar, de perto, a situação dos diversos ambientes/condições de trabalho de nossos companheiros, avaliando necessidade/prioridades dos Servidores de cada local visitado. Ao final desta “rodada de viagens”, os dirigentes elaboram relatórios, visando a procurar setores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para negociar pendências/soluções. Durante as visitas, foram constatados diversos problemas comuns a todos os locais visitados, como, por exemplo: mobiliário antigo/em condições precárias, equipamentos e locais inadequados para a prestação dos serviços, colocando em risco a “saúde e a segurança de servidores e usuários” (falta de pessoal; excesso de calor; falta de ventilação; excesso de processos e afins).

Nas oportunidades, Luiz e Rui aproveitaram para prestar esclarecimentos aos companheiros (as) sobre, entre outras questões: as negociações com o Tribunal; o aguardado Reajuste Escalonado; a Data-Base 2013; o Plano de Carreiras (PC) e as Promoções Verticais (PVs); Aposentadoria; Permutas e Remoções; URV; Insalubridade e Periculosidade; a liberação da Carreira do Oficial de Apoio; Orçamento; os atuais Projetos de Leis (PLs) do interesse dos Servidores do Judiciário – PL 3342/12 e PL 3540/12; Redesenho; Mandado de Segurança dos substitutos em contadorias; e, principalmente, da importância da categoria se inteirar e participar ativamente das questões sindicais. Acompanhe, a seguir, um resumo dos principais pontos que os representantes do SEU Sindicato registraram em cada comarca visitada.

COROMANDEL (31/1): além dos esclarecimentos de dúvidas, ouviram pedidos a respeito da instalação de uma segunda Vara na Comarca e queixas quanto à falta de espaço no interior das Secretarias e sobre o mobiliário antigo (necessitando de troca). UBERABA (1º/2): queixas a respeito da indefinição do TJMG quanto à instalação e à inauguração do novo Fórum da Comarca; falta de funcionários; excesso de calor e falta de ventilação nas Secretarias (segundo depoimento dos servidores, a sensação térmica chega aos 41ºC). PARACATU (4/2): reivindicaram a nomeação de Assistentes Sociais e Psicólogas para a Comarca, uma vez que a cidade possui mais de 100 mil habitantes; falta de funcionários (apenas UMA Servidora é responsável pela Vara da Infância e Juventude que, atualmente, conta com um acervo de aproximadamente 800 processos); pedidos para que seja solicitado, junto ao Departamento de Recursos Humanos do Tribunal (Dearhu/TJMG), uma alteração nos critérios de Remoção, alternando a indicação de vagas.

JOÃO PINHEIRO (4/2): falta de servidores e queixas quanto ao envio do Projeto de Lei do Reajuste Escalonado à Assembleia Legislativa (ALMG). UNAÍ (5/2): pedidos de intervenção do SERJUSMIG junto ao TJMG para a instalação de mais um computador no Fórum; queixas da falta de segurança no cumprimento de diligências externas; reivindicaram a instalação de mais uma vara na Comarca; solicitaram que o valor do Auxílio-Alimentação dos Servidores seja igualado ao dos Magistrados, mesmo que seja por ação judicial; falta de funcionários, condições de trabalho precárias e excesso de processos. BURITIS (5/2): defasado quadro de pessoal; acúmulo de processos; reivindicaram que seja reajustado o valor do Auxílio-Creche; queixas de Oficiais de Justiça que percorrem até 460 km para cumprir diligências. ARINOS (6/2): reivindicaram a instalação de uma segunda vara na Comarca; pedidos para que seja disponibilizada uma nova sala para os Oficiais de Justiça no Fórum, além da instalação de mais computadores.


Coromandel



Uberaba



Uberaba – destaque para o teto danificado por buracos



Paracatu



João Pinheiro



Unaí



Buritis



Arinos


(Incluída em 25/02/2013 às 16:48)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524