conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Reunião entre representantes do TJMG e dos Sindicatos

Mais detalhes serão expostos na AGE da Primeira Instância, nesta quarta (3).


Conforme informáramos, foi realizada, ontem, terça-feira, 2/4/2013, reunião entre os Sindicatos e representantes da Comissão de Orçamento (desembargadores) e das áreas técnicas de Planejamento e Finanças do Tribunal de Minas (TJMG). Os representantes do TJMG iniciaram a reunião afirmando que o Reajuste Escalonado (RE) conta com o apoio do atual presidente, mas que nenhuma proposta que não seja “exeqüível” será por ele apresentada, para não “criar falsas expectativas e frustrações” (numa referência à reunião de setembro do ano passado, na qual o presidente afirmou que o Escalonado seria implementado, no máximo, até julho deste ano).

O RE (divisão do reajuste em cinco anos) foi descartado. A proposta é a concessão de um reajuste diferenciado (maior para os menores padrões) para este ano. Quanto ao ano de 2014, o argumento dos representantes do TJMG é de que, em julho, quando se iniciam as discussões sobre a formatação do orçamento de 2014, o assunto voltaria a ser tratado, sendo que, no período de compatibilização deste (que é quando o Executivo examina as propostas dos demais Poderes), aí sim, a concessão de novos índices para o poderia ser estudada. As entidades sindicais utilizaram todos os argumentos possíveis, a fim de sustentar a implementação do RE na forma acordada no Grupo de Trabalho (GT) instituído para estudar e apresentar proposta (o chamado “GT do Reajuste Escalonado”). Porém, a “justificativa da impossibilidade” foi mantida até o final da reunião, que durou quase três horas e acabou sendo suspensa. Um novo encontro foi agendado para o final da tarde desta quarta-feira (às 17 horas).

Motivos da suspensão- Procurar reestruturar os índices apresentados em uma nova tabela que, ontem, foi colocada na mesa pelos representantes da Administração. Mas a Casa deixou claro que não haveria um aumento de recursos para ser apresentado. Assim, estudariam o seguinte: com o mesmo valor necessário para honrar aquela tabela, seria feita nova divisão, a fim de que os índices fossem alterados. De acordo com o TJMG, o reajuste previsto na tabela de ontem, somado à Data-Base (5%) e à majoração do vale-lanche (a partir de julho), somariam 131 milhões. E a Administração não veria chances de avançar mais nesse gasto, e nem em se comprometer para além do presente ano (tabelas futuras). Quanto aos demais itens da Pauta de Reivindicações do SERJUSMIG, os representantes afirmaram que tratarão na seqüência da reunião de hoje.

Uma nova AGE dos Servidores da 1ª Instância será realizada hoje, quarta (3/4), a partir das 10 horas, no Hotel Dayrell (R. Espírito Santo, 901 – Centro – BH – MG). Na AGE, os detalhes da reunião serão abordados e avaliados, também vamos analisar o nosso movimento grevista, a fim de deliberar como agir daqui para frente (por gentileza, veja, responda e divulgue a “PESQUISA” que o SERJUSMIG disponibilizou online, a fim de fazer um primeiro balanço da adesão e da situação nas comarcas). E Atenção!! O “PONTO PARALELO” da greve, referente à data de hoje (3/4/2013), estará disponível para ser assinado NOSSA AGE. Todos(as) lá!

(Incluída em 03/04/2013 às 08:55)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524