conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

10/4/2013 - AGE da 1ª Instância volta a deliberar pela continuidade da greve

Teremos novo momento deliberativo, na próxima semana. Até lá, continuaremos com as ações do movimento!




Continuaremos PARADOS! Esta é a decisão da mais recente Assembleia Geral (AGE) dos Servidores(as) da 1ª Instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A atividade deliberativa, convocada pelo SERJUSMIG, foi realizada na manhã do dia 10/4/2013, quarta-feira, no Hotel Dayrell em BH (conforme o EDITAL, às 10h30, foi feita a primeira chamada; e às 11h, a segunda). Desta vez, mais de MIL companheiros(as), representando comarcas de todo o Estado, vestindo as camisetas “Greve - Instrumento legal de Luta”, distribuídas pelo NOSSO Sindicato, lotaram o local. Eles fizeram deliberações sobre a greve da categoria, decretada na AGE de 16/3 (com a continuidade deliberada na AGE seguinte, realizada em 3/4).



Informes e negociações - Para dar suporte e embasamento aos debates, em que a palavra é aberta aos presentes que se inscrevem, houve explanações técnicas de advogados da NOSSA Assessoria Jurídica; do economista da Subseção SERJUSMIG/Sinjus-MG do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fabrício Cruz, e da presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini. Fabrício explicou em detalhes cada uma das propostas apresentadas pelo Tribunal e as contrapropostas. A Equipe Jurídica prestou esclarecimentos sobre todas as Ações Judiciais relativas à GREVE em andamento. Finalmente, Sandra Silvestrini, repassou informes sobre as negociações com o TJMG. Ela informou que o Tribunal colocou como condição, para o cumprimento da ultima proposta que Casa apresentou, o fim de greve.



Proposta do TJ - Na mais recente proposta, o Tribunal concorda em pagar a REPOSIÇÃO (Data-Base de 6,42%, conforme o índice oficial da inflação) - lembramos que, na proposta que enviara ao Legislativo,contra a qual BRIGAMOS, consta percentual menor (5%); Abono de
R$ 100 (cem reais) ao mês, reajustado sempre no mesmo índice da Data-Base; vale-lanche de R$ 710 (retroativo a Janeiro/2013). A proposta de Gratificação, foi colocada pelo TJMG como substituição temporária ao Reajuste Escalonado (RE), que só "poderia" voltar a ser discutido e avaliado, em julho deste ano. Essa proposta foi que fez a categoria “esquentar” durante a AGE. Afinal, além de ser um comprometimento do atual presidente, o RE viria corrigir distorções e reparar injustiças. O Escalonado tem significado especial para quem está em início de carreira (cujos vencimentos são altamente defasados).Após abordar as negociações, propostas e contrapropostas, ouvir os/as presentes e prestar esclarecimentos, a presidente colocou em votação a continuidade (ou não) da greve. A maioria disse SIM. O SERJUSMIG já deixou agendada a nova AGE ( Confira AQUI o EDITALda AGE de 17/4, publicado também no Jornal SERJUSMIG Notícias 159 e no Diário Oficial Minas Gerais de 11/4/2013).




MAIS IMAGENS DA AGE:







(Incluída em 12/04/2013 às 11:02)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524