conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Deputados Jô Moraes e Ulysses Gomes manifestam o seu APOIO à NOSSA greve

Veja, no final do texto, a íntegra dos discursos dos dois deputados

Nesta quarta-feira, 17/4/2013, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) fez um apelo na tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, à direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Jô ressaltou a sua solidariedade aos servidores e servidoras da Justiça mineira de 1ª Instância, em greve desde o dia 22/3. “Assegure aos servidores da Primeira Instância, em sua primeira greve na história do Tribunal, as condições mínimas para que conquistem aquilo que é necessário à prestação de melhores serviços à população”, clamou a deputada. Também nesta quarta-feira, o deputado estadual Ulysses Gomes (PT), líder da minoria na Assembleia Legislativa (ALMG), divulgou uma nota de apoio ao NOSSO movimento grevista. “É contraditório constatarmos que o próprio Poder Judiciário, que deveria ter postura exemplar perante a sociedade, não cumpra acordos trabalhistas ou submeta seus funcionários a situação de insegurança como denunciado pelo SERJUSMIG à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia”, ressaltou Ulysses. O site do deputado petista também fez cobertura de nossa greve.

Veja, abaixo, a íntegra do discurso de Jô Moraes e a nota de Ulysses Gomes:

Discurso: “Senhor Presidente, deputado Inocêncio Oliveira, senhoras e senhores deputados, Quero registrar minha solidariedade ao movimento que os servidores da Primeira Instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizam, por meio de uma greve da categoria, para melhoria da qualidade dos serviços jurisdicionais à população brasileira.
Todos sabemos que uma sociedade de conflitos acessa cada vez mais os tribunais para encontrar a mediação dos problemas que enfrenta. O movimento grevista da Primeira Instância do TJ de Minas Gerais tem como objetivo a ampliação do quadro, com a contratação de concursados; a garantia de um reajuste escalonado, já previsto nos entendimentos com a direção do Tribunal; e, sobretudo, a garantia de que haja um reajuste real dos salários, algo já conquistado por 92% das categorias brasileiras, conforme nos apresentou o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Por isso, fazemos este apelo à direção do Tribunal de Justiça: assegure aos servidores da primeira instância, em sua primeira greve na história do Tribunal, as condições mínimas para que conquistem aquilo que é necessário à prestação de melhores serviços à população. Era isso, senhor presidente, muito obrigada. Jô Moraes – deputada federal.”

Nota: Ulysses manifesta apoio aos servidores da Justiça
O Líder da Minoria na Assembleia Legislativa, deputado estadual Ulysses Gomes (PT), manifestou apoio e solidariedade aos servidores públicos da Justiça, em greve desde o dia 22 de março em todo o Estado. “É contraditório constatarmos que o próprio Poder Judiciário, que deveria ter postura exemplar perante a sociedade, não cumpra acordos trabalhistas ou submeta seus funcionários a situação de insegurança como denunciado pelo Serjusmig à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia”, afirmou. Ele defendeu a negociação como o melhor caminho e “esperamos atitude condizente com a de um Poder constituído para solucionar conflitos legais”, complementou. O deputado Ulysses Gomes destacou a atuação dos parlamentares do PT durante a tramitação do projeto de aumento dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. “A Bancada do PT utilizou os recursos regimentais disponíveis no Regimento Interno da Assembleia Legislativa para adiar a votação do projeto nas comissões, no plenário e garantir a negociação”, lembrou.

Ulysses é o representante do PT na Comissão de Fiscalização Financeira, na qual, por exemplo, solicitou adiamento de discussão e pediu 'vista' ao parecer (pedido do deputado para analisar o relatório final antes da votação em comissão), de forma a ganhar tempo regimental e assegurar o adiamento da aprovação da matéria durante toda a semana passada. Na última sexta, 12, em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos, os servidores públicos da Justiça denunciaram as más condições de trabalho e o não cumprimento de acordos trabalhistas. As denúncias provocaram a aprovação de requerimentos, entre eles o que enviará ao Conselho Nacional de Justiça as notas taquigráficas com o conteúdo do debate ocorrido na ocasião. “Nós, do PT, reafirmamos nossa solidariedade aos servidores em greve do Tribunal de Justiça e nosso esforço para que alcancem as reivindicações”, ressaltou o deputado Ulysses Gomes.

(Incluída em 17/04/2013 às 16:54)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524