conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Projetos polêmicos em agosto

LEGISLATIVO

Em pleno período eleitoral, os deputados mineiros terão que apreciar projeto de autoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que altera a carreira e reajusta os salários dos servidores do Judiciário e um projeto do Executivo que cria uma política remuneratória para o funcionalismo estadual. Estes e outros projetos polêmicos, como o da criação de subsidiárias para a Copasa, estão previstos para entrar na pauta em agosto, quando quase todos os 77 parlamentares estarão preocupados com as próprias campanhas à reeleição ou à Câmara dos Deputados.

No fim do mês passado, o presidente do TJ, desembargador Hugo Bengtsson Júnior, enviou dois projetos à Assembléia, que serão discutidos depois do recesso parlamentar, previsto para começar amanhã. Um deles muda a estrutura do quadro pessoal da Secretaria do Tribunal de Justiça absorvendo os servidores do extinto Tribunal de Alçada. O projeto muda a denominação de cargos dos servidores do TJ e eleva em seis níveis os padrões de vencimento a partir de primeiro de janeiro de 2007.

Segundo cálculos da oposição, devem ser concedidos reajustes médios de 18% com a aplicação da nova tabela. O Tribunal ainda não enviou estudos sobre impacto financeiro ao Legislativo. Outro projeto do Judiciário que será discutido trata da reorganização das comarcas em Minas. A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça e vai redistribuir as comarcas para os 853 municípios mineiros.

Deve chegar em julho um projeto de autoria do governador Aécio Neves que fixará regras para a política de remuneração dos servidores do Executivo. Atualmente, não existem diretrizes ou normas para a concessão de aumentos no estado, mas a proposta trará regras gerais de como e quando deverão ser dados os aumentos. Também deve constar na proposta o percentual dos aumentos na arrecadação do estado que será aplicado em reajustes para o funcionalismo.

Também voltam à discussão duas matérias que tramitavam no primeiro semestre, mas foram retiradas da pauta por falta de acordo entre governo e oposição: o da suplementação para a Usina de Irapé e o da criação de subsidiárias da Copasa. Inicialmente eram quatro, mas a proposta atual, aprovada na Comissão de Administração Financeira, prevê uma para atender ao Jaíba, outra para as estâncias hidrominerais do estado e outra para abastecimento de água e esgotamento sanitário das regiões dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Norte de Minas e em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

Os deputados deixam ainda para agosto o projeto que autoriza R$ 30 milhões em suplementação orçamentária para a Usina de Irapé. Por falta de tempo, deve ficar também para o segundo semestre o segundo turno da votação de projeto do Tribunal de Contas, que cria os cargos de auditor e procurados do Ministério Público junto ao TCE e fixa os respectivos subsídios.

O líder do governo na Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP) acredita que o período eleitoral não trará prejuízo para as votações. Segundo ele, as votações continuarão nas terças, quartas e quintas-feiras, e o ritmo deve ser mantido. “Nossa presença é exigida nas bases para campanha mais a partir de sexta-feira. Fazendo direito o trabalho, poderemos sair até na quinta-feira à noite. Acredito que a Assembléia não ficará prejudicada”.

Projetos que serão apreciados em agosto

Projeto de Lei 3476/06
Autor: Tribunal de Justiça

• Altera as carreiras dos servidores da Secretaria do TJMG e os padrões dos vencimentos. O projeto assegura aos servidores efetivos posicionados nas classes iniciais e subsequentes das carreiras a elevação em seis padrões a partir de janeiro de 2007

Projeto de Lei Complementar 87/06
Autor: Tribunal de Justiça

• Muda a organização e divisão das comarcas judiciárias do estado

Projeto de Lei 3374/06
Autor: governador Aécio Neves (PSDB)

• Autoriza a criação de subsidiárias para a Copasa. Pelo substitutivo a ser votado em regime de urgência, serão subsidiárias para o projeto Jaíba, para estâncias hidrominerais e para os Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Norte de Minas e regiões de baixo IDH

Projeto de Lei 2953/06
Autor: governador Aécio Neves (PSDB)

• Autoriza o Executivo a destinar R$ 30 milhões em recursos adicionais para a implantação da Usina de Irapé

Chega este mês

• Projeto do governador que criará a política remuneratória dos servidores do Executivo mineiro. Deve fixar o percentual do aumento da arrecadação estadual que será aplicado nos reajustes do funcionalismo

Pode ficar para agosto

Projeto de Lei 3335/06
Autor: Tribunal de Contas do Estado

• Cria os cargos de auditor e procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas e fixa os respectivos subsídios

Fonte: Jornal Estado de Minas.
(Incluída em 18/07/2006 às 09:00)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524