conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Mobilizações em BH: liminar do TJMG não impede manifestantes

Sindicatos e estudantes contestam postura do TJMG e do Governo, que consideram ditatorial, e mantêm calendário de atos públicos durante a Copa das Confederações.

17/6/2013: segunda-feira de manifestações em Belo Horizonte. Esta é a decisão dos organizadores das mobilizações contra aumento das passagens de ônibus urbano (que, em Belo Horizonte, iniciaram o movimento no último sábado,15/6, com cerca de 8 mil manifestantes), e dos representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) e dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol-MG). Os dois Sindicatos, inclusive, já recorreram contra a decisão do desembargador Barros Levenhagen, do Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) que, a pedido do Governo do Estado, expediu liminar proibindo qualquer manifestação durante a Copa das Confederações, sob risco de multa de R$ 500 mil diários para os dois sindicatos.

A decisão do TJMG tem sido taxada de ditatorial e censura prévia. Com isso, os dois sindicatos ganharam apoio de parte da população, de deputados, outros movimentos sociais e entidades de classe, que devem fortalecer as mobilizações agendadas para este dia de estréia dos jogos da Copa da Confederações na Capital mineira: nesta segunda (17), a partir das 13h, haverá concentrações na Praça Sete (Centro) e no entorno da Igreja São Francisco de Assis, na orla da Lagoa da Pampulha. E ainda há outras ações previstas para os próximos dias.

Saiba mais: Em estreia na Copa das Confederações,Belo Horizonte terá diferentes manifestações.
Sindicatos mantêm calendário de manifestações em BH apesar de proibição da Justica.
Sindicatos em BH criticam veto a manifestações durante a Copa.

(Incluída em 17/06/2013 às 12:52)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524