conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

População brasileira redescobre a sua força e resultados aparecem

Manifestações em todo o País resultam em reduções de tarifas de transporte coletivo

Exemplos de cidadania, legítimo exercício da democracia, demonstração da força e do poder popular quando há uma causa comum e justa em pauta. Essas são algumas das qualificações que podem ser atribuídas à onda de mobilizações que tomou conta de incontáveis cidades do País nas últimas semanas. Sem interferência político-partidária, brasileiros e brasileiras, de todas as idades, ideologias, credos, orientações sexuais, profissões e classes sociais, saíram às ruas e mostram, com respeitabilidade e emoção (salvo alguns lamentáveis, e isolados, episódios), a sua indignação em relação a uma série de questões que, direta ou indiretamente, afetam o cotidiano de todos. Tudo começou com movimentos contra aumentos em passagens de ônibus. Reações exageradas e/ou posturas equivocadas de representantes da autoridade, do poder público, só fizeram ampliar a indignação e estimular adesão que, então, espalhou-se e continua a se espalhar.

Com isso, a voz do povo ganhou uma força admirável, como há tempos não se via no Brasil. Assim como o alcance geográfico, a pauta das manifestações também se ampliou: começaram a surgir apelos contra a proposta que reduz o poder investigativo do Ministério Público (MP) – a PEC 37, em tramitação no Congresso Nacional. Também se ouviram gritos contra a corrupção; questionamentos em relação à desproporção de gastos públicos – no que tange à comparação entre os investimentos feitos para as Copas e aqueles destinados a direitos fundamentais da população (como saúde, educação e segurança pública). Vieram, ainda, alertas a respeito de ações truculentas de alguns agentes de segurança pública. E tudo sob o coro da não-violência. As ações, que têm enchido de orgulho e emoção os brasileiros, repercutiram mundo afora. E, no âmbito do País, já trouxeram resultados concretos: São Paulo, Rio de janeiro, Aracajú, Porto Alegre, Recife, João Pessoa e Cuiabá já anunciaram REDUÇÃO AS TARIFAS DO TRANSPORTE PÚBLICO. Até em Belo Horizonte, veio boa nova similar: o prefeito afirmou que encaminhará um projeto à Câmara para redução das tarifas.

Aplausos para o povo brasileiro! Neste 20/6/2013, dia em que, coincidentemente,o NOSSO SERJUSMIG Notícias especial – com retrospectiva de NOSSA Greve de 31 dias – chega da gráfica, relembrando a força de nossa união para o sucesso do nosso movimento, podemos recebê-lo com orgulho ainda maior. Se, neste 2013, fizemos História no âmbito do Judiciário mineiro, a população atualmente mobilizada completa a NOSSA certeza de que trilhamos o caminho certo: lutar com propósito, união, colaboração e respeito! É inevitável fazermos um paralelo entre a força ora demonstrada no País e aquela que NÓS mostramos durante o movimento pelos nossos direitos. Fernando Pessoa, com sua sabedoria singular, afirmou (no poema "Mar Português") e, neste 2013, com os exemplos acima citados, nós confirmamos e reafirmamos “Tudo vale a pena se alma não é pequena (...)” e, continua o poema do inspirado luzitano: “Deus, ao mar, o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu”(...). NÓS brasileiros(as), almas crescidas (e crescendo), estamos mostrando que enfrentamos abismos e perigos para ver as estrelas. Parabéns! Hoje, ainda mais, o SERJUSMIG se orgulha dos servidores e das servidoras do TJMG e,nas pessoas deles e delas, cumprimenta e estende este orgulho a cada brasileiro(a) consciente, idealista, corajoso e lutador!
(Incluída em 20/06/2013 às 10:51)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524