conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

5/7 - Manhã: Conselho de Representantes da Fenajud discute democratização de mídias e a situação do Poder Judiciário

Democratização da Mídia e um panorama do Judiciário mineiro foram os assuntos debatidos na manhã desta sexta-feira


Na manhã desta sexta-feira, 5/7/2013, o painel de debates do 9º Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados (Fenajud) foi aberto pela Secretária Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Maria Mello (foto acima). A Secretária apresentou o tema “Democratização da Mídia”. O Vice-Presidente do SERJUSMIG (e também Vice da Fenajud), Luiz Fernando Souza, presidiu a mesa nessa fase inicial dos debates. Além de Luiz, o 2º Vice-Presidente, Rui Viana, e o Diretor Secretário, José Teotônio Gouvêia, também estão presentes representando o SERJUSMIG.



Em síntese, Mello apresentou um trabalho sobre a concentração do poder da mídia nacional nas mãos de, apenas, dez famílias (o correspondente a 70% dos veículos de comunicação). Também fez uma reflexão sobre o atual momento nacional de manifestações populares. Segundo a palestrante, “é algo absolutamente novo e quem sabe o que está acontecendo, está lendo errado! São fenômenos muito difusos, com prevalência de jovens, que refutam as instituições democráticas, as centrais sindicais e os partidos políticos”, afirmou Mello. A Secretária completou afirmando que, paralelamente ao movimento das ruas, estamos acompanhando um direcionamento das pautas para uma tentativa de manipulação por interesses das grandes corporações.

Maria Mello também apresentou o Projeto de Lei de iniciativa popular “Lei da Mídia Democrática”. A matéria foi elaborada em 2009, a partir da Conferência Nacional de Comunicação, realizada no mesmo ano. A Conferência foi um grande momento dos comunicadores brasileiros preocupados com o futuro do tema no País e, consequentemente, da luta pela democratização das comunicações. A Secretária também rebateu, veementemente, as afirmações da grande mídia e da direita brasileira a respeito do possível cerceamento de que o marco regulatório vai causar nas comunicações. O citado PL precisa de 1.300.000 assinaturas para ser apresentado ao Congresso Nacional e conclamou aos sindicatos presentes e à Fenajud o apoio na sua divulgação e coleta de assinaturas em prol da democratização das comunicações do Brasil.


O Diretor Secretário do SERJUSMIG, José Teotônio, fala sobre a Justiça em Minas


Na sequência, o Diretor Secretário do SERJUSMIG, José Teotônio Gouvêia, apresentou um panorama da Justiça mineira, ressaltando que Minas Gerais é o Estado com o maior número de municípios do País e, assim sendo, de um Judiciário com quase 300 comarcas. Teotônio lembrou o sucateamento em que se encontra a Justiça mineira, em razão da falta de investimentos do Estado. Além disso, relembrou os 31 dias do movimento grevista dos Servidores da Justiça de 1ª Instância e sintetizou as nossas lutas sindicais e as conquistas resultantes da greve.
(Incluída em 05/07/2013 às 17:00)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524