conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Sexta e sábado de intensos debates no Conselho de Representantes da Fenajud

Especialista aborda elitismo no Judiciário e Fenajud delibera Dia Nacional de Lutas: 23 de outubro


SEXTA, 5/7 (tarde) e SÁBADO – 6/7/2013 (manhã) Presente ao Conselho de Representantes da NOSSA Federação Nacional (Fenajud), realizado em São Luiz no último fim de semana, quinta (4) a sábado (6), os representantes do SERJUSMIG (Luiz Fernando Souza, Rui Viana e José Theotônio Gouvêia) acompanharam palestras e participaram de importantes debates de interesse da categoria. Na sexta (5) à tarde, assistiram a uma palestra sobre “Judicialização da Política e das Questões Sociais”, ministrada pelo filósofo Alysson Leandro Mascaro, professor de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e das Faculdades Mackenzie. Na mesma data, à noite, o professor lançou o livro "Estado e Forma Política". O lançamento também foi prestigiado pelos nossos representantes.

Para o especialista, atualmente, "o povo tem um grande ódio do Poder Judiciário em geral. Pois, quando se pensa em Direito se pensa em policia! Eis que, na sua forma de pensar, o Judiciário e o Estado capitalista existem para explorar os pobres e servir aos ricos! Separar os pobres nas favelas e os ricos em suas mansões! Esse Estado não serve mais para o ideal de justiça! E a justiça existe para perseguir, prender e até matar os pobres!” O professor também ressaltou que, no âmbito do Judiciário, toda vez que um líder sindical traz ao debate uma pauta mais progressista, ele é criticado por sua base. Pois os trabalhadores do Judiciário brasileiro, como componentes da classe média, possuem grande dificuldade para lidar com temas e metas progressistas.

Mascaro afirmou, ainda, que os fóruns estão repletos de pessoas de Classe Média que, em sua maioria, são elitistas, racistas e "de direita"! Segundo ele, essa tem sido umas das razões da dificuldade para se tratar de temas mais avançados com as bases da nossa categoria! Ele ainda destacou que a esquerda está perdendo a sociedade brasileira. “A liderança dos trabalhadores de esquerda no Brasil não percebeu que o chão está ruindo, e quem tem construído as pautas da sociedade é a grande mídia e as religiões. As pautas contra a mulher e os homossexuais vêm das religiões; e contra a esquerda vem da grande mídia” sentenciou! Para o filósofo, a Classe Média brasileira ainda assiste à TV Globo, lê a revista Veja, e segue alienada. Posicionando-se contra o governo e entrando no "jogo do grande capital"! “Nossos jovens, que estudam financiados pelo PROUNI, estão sendo treinados para odiar a esquerda brasileira! Quem sai das faculdades de Direito hoje, tem raiva de sindicalista!”

O palestrante abordou os aparelhos ideológicos, como a televisão, que enfatizou, “formam” a cabeça das pessoas. E, em nosso País, A TV é controlada por dez famílias de políticos poderosos! Porém, alertou, ainda há tempo de a esquerda brasileira fazer a disputa ideológica do nosso povo. Mas a dificuldade é extrema, frente a aparelhagem dos meios de comunicação massivos (que moldam no imaginário do povo pré-conceitos contra a classe trabalhadora e suas lideranças)! Com isso, a cada dia, torna-se ainda mais difícil avançar nas pautas progressistas nacionais. Finalizando suas reflexões, o professor, ressaltou que para haver uma mudança no pensamento dominante, os trabalhadores do Judiciário precisam ter em mente não a defesa da instituição, mas a transformação das instituições instaladas!


Os representantes do SERJUSMIG acompanham a reunião e as discussões do sábado (6/7)



SÁBADO de DECISÕES - No sábado (6), pela manhã, NOSSOS representantes debateram a marcação de uma data para o “Dia Nacional de Lutas da Categoria!”. Definiu-se o Dia 23/10/2013! A pauta das mobilizações dessa data vai ser diversificada, com temas afetos aos sindicatos, e ainda será discutida pela Diretoria Executiva da Fenajud! Será marcada uma reunião da diretoria, em Brasília, para esse fim!

Ainda na manhã de sábado, os representantes dos Estados debateram a judicialização das eleições do Sindicato da Bahia (Sinpojud). Decidiu-se, por unanimidade, que a Fenajud emitirá uma ”Nota de Repúdio”, condenando a situação na Bahia. O Conselho de Representantes da Federação entende que as eleições devem ser disputadas no campo democrático e nunca no âmbito jurídico!
(Incluída em 09/07/2013 às 09:17)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524