conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

TJMG debate política e movimentos sociais

PENSA TJ

Cidadania, política e movimentos sociais. Esses três conceitos farão parte da edição do Pensa TJ deste mês. No dia 10/8 às 19h, no auditório do Anexo II do TJMG (Rua Goiás 253-3º andar) o sociólogo Rudá Ricci vai debater o tema: “Partidos e Cidadania num Brasil em Transe”. Sua abordagem será a emergência dos movimentos sociais nos anos 80, a conquista de novos direitos na Constituição de 1998 e anos 90 como: o orçamento participativo (onde o cidadão, por meio de organizações sociais, participa na discussão do destino dos recursos públicos), plebiscito e referendo (consultas à população sobre um determinado assunto ligado, por exemplo, a organização política do país, a segurança pública e etc.). Paralelamente, ele irá analisar a trajetória dos partidos políticos e sua nova postura no cenário político.

Rudá Ricci é mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais. É professor da PUC- Minas e do Mestrado em Educação da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor). Presta consultoria nas áreas educacionais, desenvolvimento rural, infância e juventude, gestão participativa e gestão pública. Relator da Lei de Responsabilidade Social, também é autor de diversas publicações na área educacional, de desenvolvimento rural e gestão participativa no Brasil, Argentina, Venezuela, Costa Rica, Espanha e Portugal.

Dentre suas principais atuações como consultor, destaca-se o seu trabalho na implantação do Sistema de Ação Pedagógica para formação dos 130 mil professores das 4 mil escolas da rede estadual de Educação de Minas Gerais.

Para assistir à palestra, não é necessário adquirir convites antecipadamente. O Pensa TJ é realizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), conta com o patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Assessoria de Comunicação Institucional.

Fonte: Site do TJMG.
(Incluída em 24/07/2006 às 10:10)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524