conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Servidores do MPMG iniciam greve geral por tempo indeterminado a partir de segunda, 5/8

Falta de transparência, falta de diálogo e o travamento do Plano de Carreiras dos servidores são alguns dos motivos que levaram a categoria a deliberar pela greve geral

Greve geral por tempo indeterminado. Este é o posicionamento dos servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que iniciarão o movimento grevista na próxima segunda-feira, 5/8/2013. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da categoria, realizada no dia 23/7. De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Servidores do Ministério Público (Sindsemp-MG), Eduardo Maia, o atual Procurador Geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, travou o Plano de Carreira dos servidores e se mantém inacessível a qualquer tentativa de diálogo. “Não há transparência nos dados apresentados pelo MPMG. A Casa afirma que não há recursos financeiros para pagar as promoções verticais, porém, não apresenta os dados concretos sobre o orçamento. Ou seja, estão desafiando, até mesmo, a Lei de Acesso à Informação, sonegando dados no que tange ao uso de recursos públicos”, informou Maia. O sindicato afirma, também, que o Procurador vem agindo de forma deliberada em prejuízo da categoria, além de desrespeitar as normas constituídas pelas administrações anteriores. Tudo isso, com o objetivo de limitar os gastos com pessoal e canalizar recursos suficientes para a implantação de vantagens moralmente indevidas aos membros do Ministério Público.

As reivindicações da categoria também incluem a publicação da Resolução nº 81/2011, da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), que fecha o acesso a Classe A do Plano de Carreiras, bem como impede a progressão na Classe; a não publicação do edital de Promoção Vertical no mês de abril deste ano, travando toda a promoção dos servidores na carreira; a publicação, por parte da PGJ, da Resolução nº 43/2012, que impõe, aos servidores aprovados no concurso de 2012, o diploma de mestrado e/ou doutorado para progredir na carreira; e, para completar, o não fornecimento de dados orçamentários completos, conforme já citado anteriormente. Tais ações colocam em xeque a credibilidade do atual gestor quanto ao precário argumento de ausência de recursos. O SERJUSMIG se solidariza com os colegas servidores do MPMG e declara seu apoio ao movimento. Esperamos que a PGJ abra um canal de comunicação com a categoria, e resolva tal impasse o mais breve, evitando, assim, que os servidores e a sociedade saiam prejudicadas. Clique aqui e veja o ofício protocolado pelo Sindsemp-MG na PGJ, informando sobre o início do movimento grevista.

(Incluída em 02/08/2013 às 18:10)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524