conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Glória Lamounier monta seu quebra-cabeça na Galeria do Fórum

EXPOSIÇÃO

A artista plástica Glória Lamounier apresenta serigrafias inéditas em exposição que será aberta no dia 17 de agosto, quinta-feira, às 19 horas, na Galeria de Arte do Fórum Lafayette. A mostra estará aberta ao público de 18 de agosto a 23 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Multicolorida, a obra de Glória Lamounier reúne desde formas circulares até pequenos trabalhos que, agrupados, formam painéis. O estilo varia do abstrato ao geométrico. "São formas, signos, meu labirinto interior, que não consigo conter e deixo extrapolar", afirma a artista, que utiliza como matéria-prima papel feito à mão.

Na exposição, intitulada "Fragmentos – Serigrafia", Glória resgata lembranças, incorpora vivências da infância e de sua trajetória profissional. "São ‘vistas’, às vezes regionais, onde o geometrismo do desenho, sempre em combinações intrincadas, sugere amarrações, compõe texturas de estampas e brincadeiras. Vou compondo meu grande ‘quebra-cabeça’, que muitas vezes quero ordenado e outras, inexato e incoerente", revela a artista.

Glória Lamounier leciona Serigrafia na Escola Guignard desde 1981. Ela graduou-se em Decoração pela Fundação Mineira de Arte (Fuma), em 1972, e, em seguida, cursou Fotografia e Serigrafia na Escola Guignard, onde também fez pós-graduação em Cultura e Arte Mineira. A artista já mostrou seu trabalho em diversas exposições, no Brasil e em países como México, Portugal, Índia e Japão.

Lembranças

Para Glória Lamounier, expor na Galeria de Arte do Fórum Lafayette tem um significado especial. "Tenho uma ligação de afeto com o Barro Preto. Morei no bairro, quando era criança, conhecia todas aquelas ruas de cor. Freqüentei e me casei na Igreja de São Sebastião. E estudei na Fuma, que funcionava no antigo prédio do Colégio Militar, no mesmo lugar onde foi construído o Fórum Lafayette", lembra a artista, que acrescenta ter tido como vizinho, durante anos, em seu atual endereço no bairro Mangabeiras, o arquiteto Roberto Manata, que projetou o Fórum.

Os expositores da Galeria do Fórum são convidados, entre artistas consagrados, por uma Comissão Curadora. A Galeria integra o Espaço Cultural Fórum Lafayette, coordenado pela Assessoria de Comunicação Institucional – Núcleo Fórum Lafayette, com patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Direção do Foro da Comarca de Belo Horizonte e Massas Santa Amália.

Fonte: Site do TJMG.
(Incluída em 10/08/2006 às 09:10)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524