conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Visitas a Baependi, Cruzília e Aiuruoca dão sequência à rodada de viagens do SERJUSMIG

Visitas continuam nesta semana

O SERJUSMIG visitou, na sexta-feira, 24 de janeiro, as comarcas de Baependi, Cruzília e Aiuruoca, localizadas na região do Sul de Minas/Circuito das Águas, com o objetivo de avaliar as condições de trabalho dos servidores nos fóruns de todo o Estado e também divulgar diretamente aos associados os informes do Sindicato.

Assim como verificado em outras comarcas, as condições de trabalho dos servidores dessas três cidades deixam muito a desejar. De acordo com a avaliação feita por Luiz Fernando Souza, vice-presidente do SERJUSMIG, em companhia de José Teotônio Gouvêa, diretor da Entidade, em todos os fóruns visitados os servidores sofrem muito com o forte calor e a falta de ventilação, assim como com a precariedade do mobiliário disponível. Confira a seguir os relatórios de visita de cada uma das três cidades visitadas:

Baependi


Baependi


O calor enfrentado pelos funcionários da secretaria é insuportável. A instalação de ar-condicionado é urgente. O mobiliário é inadequado e é preciso uma visita da equipe de ergonomia para garantir mais dignidade às condições de trabalho dos servidores. O número de servidores não é suficiente para atender à demanda da comarca. Devido à existência de um presídio na comarca, uma quantidade muito grande de processos, proveniente de cinco comarcas e de várias outras cidades, abarrota o fórum de Baependi. Todos esses processos demandam cálculos muitos complexos e os servidores não dispõem de sistemas informatizados adequados para a sua execução, sendo todos eles feitos manualmente, o que aumenta consideravelmente a margem de erro. Para complicar, os servidores não recebem treinamento adequado para o cumprimento de suas tarefas.

Cruzília


Cruzília


Assim como verificado em Baependi, é urgente a necessidade de instalação de ar-condicionado na secretaria e na contadoria, uma vez que o acesso ao equipamento é exclusividade do juiz e do Ministério Público. O SERJUSMIG também entende como urgente a avaliação de uma equipe de ergonomia para providenciar a troca de móveis e equipamentos em más condições, por outros mais adequados. O espaço físico é mal aproveitado e os servidores não dispõem de banheiros para seu uso exclusivo. Além disso, foi verificada uma demora excessiva na construção do novo fórum: o terreno já foi disponibilizado, mas o projeto não foi sequer providenciado.

Aiuruoca


Aiuruoca


O prédio que abriga o fórum de Aiuruoca está relativamente bem conservado, mas também não dispõe de ar-condicionado na secretaria e contadoria. Os móveis utilizados pelos servidores são inadequados e não atendem às necessidade ergonômicas. Uma equipe do TJMG já constatou a irregularidade e prometeu reparação, mas nada ainda foi providenciado.

Confira também as visitas feitas pelo SERJUSMIG em 2014 às comarcas de: Santos Dumont, Matias Barbosa, Passa Quatro, Itanhandu e Itamonte e também às unidades do Barreiro, em Belo Horizonte, Jaboticatubas, Lagoa Santa e Matozinhos .
(Incluída em 27/01/2014 às 14:29)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524