conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Depois de Uberlândia, agora é a vez de Poços de Caldas sediar rodada do Encontro Regional 2014 do SERJUSMIG

Encontro de Uberlândia foi realizado no dia 31 de maio; reunião de Poços acontece no próximo sábado, dia 14 de junho


No dia 31 de maio, o SERJUSMIG realizou em Uberlândia a primeira rodada de reuniões de seu 4º Encontro Regional. Cerca de 200 Servidores, de 15 comarcas, estiveram presentes ao evento.

Na parte da manhã, o evento foi aberto pela palestra “Análise do Orçamento Público”, proferida pelo economista e técnico da Subseção Judiciária do Dieese, Fabrício Cruz. De forma muito didática, Fabrício explicou aos Servidores detalhes importantes de temas como receitas públicas, impostos, despesas públicas, carga tributária, orçamento do TJMG e execução orçamentária. Além disso, o economista tirou todas as dúvidas dos presentes envolvendo a questão do Funfip/Fumpeng.

Em seguida, a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, falou sobre "Plano de Carreiras", detalhando aspectos importantes como o limite de vagas e o grande número de servidores que devem se tornar aptos a concorrer à promoção vertical no processo relativo ao ano de 2014. Sandra falou também sobre a forma adotada pelo TJMG para apurar o número de vagas que aponta em edital e chamou os servidores a se mobilizarem em defesa do fim do limite de vagas para a Promoção Vertical.

Para tanto, neste momento, a presidente esclareceu que todos podem contribuir enviando mensagens aos deputados da ALMG, solicitando a realização de Audiência Pública para tratar sobre o PL4797/2013 (que dispõe sobre a carreira dos servidores do judiciário). Sandra fez questão de alertar: “Não é para pedir para aprovar este projeto e, sim, para realizar uma audiência pública para discuti-lo, pois, desta forma, poderemos conseguir que ele receba um substitutivo ou uma emenda retirando o limite de vagas para fins de promoção vertical na carreira”.

Logo após o almoço, uma palestra motivacional do contador de histórias Roberto de Freitas tratou de forma divertida temas como autoestima e autoconfiança. Roberto contou uma história que alerta para o fato de as pessoas não perceberem que aquilo que estão buscando longe costuma estar ao seu lado, deixando, assim, que chances importantes escapem.

Na última palestra do dia, Sandra traçou um resumo das lutas que o SERJUSMIG vem empreendendo, como Promoção Vertical, PLc 59/2014 (penduricalhos), gratificação de escrivães e contadores, posse dos contratados a título precário, PL 5133/2014 (data-base) e, mais uma vez, respondeu todos os questionamentos levantados pelos participantes.

Durante todo o evento, os diretores e os palestrantes ressaltaram a necessidade de os servidores perceberem que a força da categoria está em sua união e, portanto, que a participação de todos nas mobilizações é de fundamental importância. ”Nada se transforma se ficarmos parados, assistindo às coisas acontecerem. É preciso acreditar, nos esforçarmos e irmos à luta, sempre!”, foi a mensagem que deixaram.

Participaram do evento Servidores das comarcas de Araguari, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Coromandel, Itapagipe, Ituiutaba, Iturama, João Pinheiro, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Patos de Minas, Patrocínio, Prata e Uberlândia.

Clique aqui e veja o álbum de fotos do encontro de Uberlândia.

Até o final do ano, novos encontros regionais deverão ser realizados, abrangendo, ao final da rodada, todas as comarcas do Estado de Minas Gerais.

Poços de Caldas
No próximo sábado (14/06), o Encontro será realizado na regional Poços de Caldas:
Data: 14 de junho, sábado
Hora: das 9h às 17h
Local: Av. Vereador Edmundo Cardillo, 3500 – Poços de Caldas
Inscrições: envie um e-mail para presidente2@serjusmig.org.br ou para filiação@@serjusmig.org.br
Informações: (31) 3025-3518 (também finais 3517 ou 3522)

(Incluída em 09/06/2014 às 14:36)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524