conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Mais de 150 Escrivães e Contadores relatam ao SERJUSMIG as imensas dificuldades pelas quais passam em seu dia a dia profissional


No dia 7 de junho, conforme anunciado previamente, foi realizada, na sede do SERJUSMIG, uma reunião com mais de 150 Escrivães e Contadores, de várias Comarcas do Estado.

Durante longas horas de discussões, Escrivães e Contadores narraram as imensas dificuldades que enfrentam no dia a dia nos fóruns. Eles ressaltaram que a falta de pessoal, de equipamento e o excesso de trabalho fazem parte deste cotidiano.

Plantões não indenizadas, horas além da jornada não pagas, cobranças de todos os lados também foram algumas das queixas apresentadas.

Mas a principal delas refere-se à falta de reconhecimento por parte do TJMG. Os colegas demonstraram profunda insatisfação com a forma como o TJMG vem tratando a questão da Gratificação pela atividade de chefia. Desde 2007, o TJMG protela a solução desta questão, de tal forma que os colegas continuam sem uma solução para o grave problema que é o fato de trabalharem por 8 horas e receberem, comparativamente com os demais cargos do Judiciário mineiro, como se trabalhassem por 6 horas.

A presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, fez uma explanação sobre a origem das 8 horas, todas as discussões envolvendo as tentativas do SERJUSMIG em alterar essa situação, junto ao CNJ, à ALMG e, especialmente, ao próprio TJMG. A última destas tentativas foi uma reunião com o já eleito presidente do TJMG, mas ainda não empossado no cargo, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes ( clique aqui e relembre ).

Após debaterem bastante a respeito da situação que envolve suas condições de trabalho, os Escrivães e Contadores presentes à reunião decidiram dar um voto de confiança ao presidente eleito do TJMG, aguardando sua posse, que se inteire melhor do assunto e se manifeste a respeito, antes de a categoria deliberar algum tipo de mobilização, que pode chegar à paralisação das atividades.

Neste sentido, decidiram aguardar até a data da 2ª Sessão do Órgão Especial sob sua presidência. Caso até lá o Sindicato não receba uma resposta do novo presidente a respeito de como e quando pretende solucionar a questão, os Escrivães e Contadores pretendem comparecer a essa 2ª reunião, a fim de demonstrarem a ansiedade e insatisfação da categoria e tentar conversar, através de um grupo a ser destacado durante a mobilização, com o desembargador Bitencourt Marcondes.

O SERJUSMIG espera que o TJMG, especialmente no momento em que inicia as discussões sobre o orçamento da Casa para o ano de 2014, dê a esta questão a devida importância, procurando efetivamente adotar medidas que venham a solucioná-la.

Fato é que mais de sete anos já se passaram sem que nenhuma medida concreta para solucionar o problema tenha sido adotada, o que só promove seu agravamento.

(Incluída em 11/06/2014 às 15:00)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524