conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

ABANDONO: Fórum em Mantena ainda enfrenta consequências de inundação sofrida em 2013

Situação da comarca preocupou dirigentes do SERJUSMIG que visitaram o local na semana passada


Warning: getimagesize(dest_imagens/3414.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/serjusmigorg/antigo.serjusmig.org.br/noti_pad.php on line 417

Na última sexta feira, 05-09, o SERJUSMIG, representado pelos diretores Rui Viana e Antônio Costa, estiveram em Mantena para verificar as condições de trabalho e ouvir os funcionários que trabalham no local.

Os servidores relataram a grave situação que a comarca enfrenta, desde dezembro de 2013, quando o primeiro andar do Fórum foi inundado pelas fortes chuvas que acometeram a região. O acidente destruiu parcialmente o local, danificando processos, objetos apreendidos, mobiliário e equipamentos. “Infelizmente constatamos que passados nove meses do acontecido, o Tribunal ainda não tomou nenhuma providência: os processos mofados, que podem causar contaminações em servidores foram devolvidos e há um buraco imenso em frente ao Fórum, que pode colocar em risco a vida dos funcionários. O próprio Tribunal alegou que conseguiram remover apenas 80% das bactérias presentes nos processos”, denuncia Antônio Costa.


Processos ainda contaminados representam sério risco de doenças para os servidores



À época da inundação, os próprios servidores foram convocados pelo Juiz Diretor do Foro de Mantena, para ajudarem na limpeza do fórum. Muitos deles enfrentavam esse problema em suas próprias casas, já que algumas delas também foram inundadas. “Lamentavelmente constatamos que o Fundo Especial do Poder Judiciário, que tem como um dos objetivos a construção, ampliação e reforma dos prédios, não vem priorizando essa questão", frisa Costa.

Para reduzir minimamente o risco a que estavam expostos, os servidores transferiram a 1ª Vara para o Salão do Júri, porém, passados alguns dias foram obrigados a voltar com a secretaria para o local que havia sido alagado, mesmo sem condições de trabalho. “A pergunta que fazemos é: um Salão do Júri, que tem em média oito audiências no ano, não poderia ser instalado em outro local? Para o TJMG, não. Mas a saúde dos servidores pode ficar em risco”, questiona Rui Viana.

Os dirigentes do SERJUSMIG também verificaram que o piso do fórum, todo em taco, está totalmente danificado, o que gera forte mau-cheiro. Outra constatação foi que grande parte dos objetos apreendidos ainda se encontra empoeirada e enlameada. “Numa atitude de total abandono, o TJMG sequer enviou uma equipe para a comarca a fim de auxiliar e orientar os servidores sobre as providências necessárias, ou mesmo apresentar a solidariedade da Instituição para com os mesmos”, afirma Viana.

(Incluída em 12/09/2014 às 09:12)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524