conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

ELA: apesar dos muitos baldes de gelo, uma doença ainda pouco conhecida. E, agora, muito perto de nós

Recentemente, muitos baldes de gelo despejados sobre cabeças de pessoas de todo o mundo nos chamaram a atenção para uma doença até então desconhecida da maioria de nós: a ELA - esclerose lateral amiotrófica.

Muitos tomaram banhos gelados, outros, além disso, se dispuseram a fazer doações à Associação que financia estudos para o tratamento e cura da doença. Até então, tudo muito importante, mas ainda um pouco distante de todos nós.

Até que ontem, no início da noite, o SERJUSMIG foi procurado pela amiga de uma Servidora do TJMG, que nos contou que nossa colega de Tribunal foi diagnosticada com ELA. Muito preocupada, a amiga pediu ajuda ao Sindicato para divulgar por entre os servidores a história de sua amiga, para ver se, juntos, conseguimos apoiá-la de todas as formas possíveis.

Imediatamente, o SERJUSMIG se comprometeu com a causa e, em breve, contaremos aqui a história desta companheira que tanto precisa de nós neste momento.

Por enquanto, saiba um pouquinho mais sobre a doença:

A ELA é uma doença de causa ainda desconhecida, que provoca degeneração ainda irreversível dos neurônios motores, que são as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos. Os principais sintomas são: fraqueza muscular, endurecimento dos músculos e atrofia muscular.

Em um estágio mais avançado, a ELA compromete totalmente os movimentos e a fala. Mas, como a doença não afeta as capacidades intelectuais, o paciente percebe tudo que acontece à sua volta, vivenciando lucidamente a doença e a sua progressão.

Ainda não existe cura para a doença. O tratamento é feito de forma multidisciplinar por um médico, com o suporte de fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, e auxiliado por um medicamento à base de riluzol, um medicamento ainda muito caro e inacessível à maioria dos pacientes.


Fontes: Wikipedia e drauziovarella.com.br

(Incluída em 16/09/2014 às 18:38)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524