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TJMG desenvolve Modelo de Gestão por Competências

Modelo foi elaborado por equipe de profissionais do TJMG e em breve será disponibilizado, em versão digital no site do Tribunal

Seguindo a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vem implementando algumas medidas com vistas a fazer com que a instituição alcance os objetivos estratégicos do TJMG.

Uma das etapas em desenvolvimento é a gestão por competências, estudo que vem sendo desenvolvido por uma equipe interna desde 2010 e que, em 2013 passou a ser também uma determinação do CNJ a todos os Tribunais. A equipe já realizou uma série de entrevistas e workshops com servidores, a fim de mapear os as competências e habilidades para exercício dos cargos.

Na manhã de hoje, 1/10, o SERJUSMIG, representado por sua presidente, Sandra Silvestrini, o Sinjus e também o Sindojus se reuniram com as servidoras Karla Patricia Armaneli de Almeida, da Coordenação de Orientação e Movimentação (COMOV), e Maria Madalena Cardoso Garcia Girão, Gerente de Desenvolvimento e Acompanhamento de Carreiras (GEDAC), para conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela equipe, que resultou, neste primeiro momento, em uma cartilha que apresenta o Modelo de Competências Gerencias do TJMG.

Segundo Karla, o trabalho será realizado em três etapas. “A primeira delas, finalizada em abril, envolveu o mapeamento das competências dos gestores. A segunda, que será concluída em novembro, abrange entrevistas e workshops com os servidores da Secretaria do Tribunal, num total de 28 cargos. Já a terceira etapa será destinada ao trabalho com os servidores da 1ª instância, cuja conclusão está prevista para julho do ano que vem e envolve 10 cargos.

Segundo ela, o feedback dos participantes, que são escolhidos aleatoriamente, tem sido bastante positivo. “A gestão pública passa por uma necessidade de avanço e modernização. A implantação do planejamento estratégico e da gestão por competências faz parte desse avanço e é um passo importante na direção do caminho da melhoria da prestação jurisdicional”, ressalta.

O Modelo de Competências Gerenciais foi transformado em cartilha, que em breve estará digitalizada e disponível no site do TJMG.

(Incluída em 01/10/2014 às 17:48)

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