conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Dia do Servidor Público não empolga categoria


Categoria que se sente cada vez mais desvalorizada, não vê motivos para comemoração. Demonstrando sua indignação, colegas de algumas comarcas mineiras se recusaram a eleger o funcionário do ano

Tradicionalmente festejado durante uma semana pelo TJMG, o Dia do Servidor Público não tem motivado os servidores este ano a comemorarem.

Insatisfeitos com o rumo que as negociações em prol da categoria tem tomado dentro do Tribunal, com a falta de pro-atividade na resolução de questões sérias de infra-estrutura, quadro de pessoal reduzido, acúmulo de processos, adoecimento, pressão por cumprimento de metas, carreira estagnada, dentre outros, colegas de algumas comarcas mineiras comunicaram ao SERJUSMIG a decisão de não participar das atividades deste ano, recusando-se, inclusive, a indicar o Servidor do Ano.

A indicação vem de todas as comarcas do Estado, que devem eleger o funcionário que mais se destacou no exercício das suas funções durante o ano, para que ele concorra a prêmios no evento organizado pelo TJMG. “Essa recusa em indicar um Servidor demonstra a profunda insatisfação dos nossos colegas, que, infelizmente, não veem motivos para comemorar a data”, afirma a presidente do Sindicato, Sandra Silvestrini.

Sandra destaca que em virtude deste sentimento manifestado por muitos servidores, o Sindicato, que há muitos anos é parceiro do TJMG no patrocínio de algumas atividades, este ano optou por não manter a contribuição. “A data, lembramos, será marcada, em nível nacional, com manifestação dos servidores PELA VALORIZAÇÃO da categoria, valorização esta que passa por condições dignas de trabalho e remuneração adequada”, frisa.

Em carta enviada ao SERJUSMIG, a escrivã da 2ª Vara Cível da Comarca de Formiga, Adriana Basílio, resume, de forma clara, o sentimento comum a maioria dos servidores. “Não podemos comemorar esse dia sem exigir antes o reconhecimento do trabalho que exercemos e sem o qual a sociedade estaria relegada às formas mais selvagens de injustiça. Queremos, antes de tudo, o reconhecimento da nossa profissão e da importância do nosso trabalho nessa engrenagem do Judiciário, sem o qual a Justiça continuaria acima de tudo, muda”, diz ela.

Adriana finaliza o relato com um recado: “Comemoraremos o dia do Servidor Público quando estivermos aptos para servir de forma eficaz, com excelência e motivação. Aí, sim, seremos servidores, no sentido amplo da palavra, saciando os anseios da sociedade que busca uma justiça plena, verdadeira, imparcial e, acima de tudo, justa.”

Em breve, o SERJUSMIG postará aqui mais informações sobre o ato do dia 29/10 e enviará também, por email, aos delegados, orientações a respeito.
(Incluída em 16/10/2014 às 17:18)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524