conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Análise dos vencimentos e benefícios dos Servidores fecha a manhã do 1º dia do XVI Encontro de Delegados


A palestra que encerrou a manhã desta sexta-feira, 07/11, abordou um assunto delicado, motivo de inúmeras indagações por parte dos Servidores: a análise dos seus vencimentos e benefícios, especialmente quando comparados aos vencimentos de tribunais de outros estados brasileiros.
A presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini presidiu a mesa, acompanhada pelo diretor-secretário, José Teotônio Pimentel, pela conselheira fiscal, Jorcelina Ferreira e pela presidente do Sindijudiciário - ES, Adda Maria Lobato. Para traçar essa análise comparativa entre os vencimentos foi convidado o economista e técnico do Dieese - Subseção Judiciária Sinjus/SERJUSMIG, Fabrício Cruz.

Em sua apresentação, Cruz apresentou com detalhes a tabela de vencimentos iniciais do TJMG nível médio e superior e fez um comparativo com o valor pago pelo Tribunais de outros estados. Como já é sabido pela maioria, Minas Gerais ocupa o 22º lugar entre os salários dos TJ`s para nível médio e 20º para nível superior, posição considerada desanimadora por grande parte dos Servidores. Para se ter uma ideia da discrepância entre os valores pagos, no Paraná, estado que paga o maior salário para nível médio, o vencimento inicial é de R$4546,52, valor 86% maior do que o pago pelo TJMG. O Amazonas, estado que paga o maior vencimento para nível superior, tem como salário inicial R$7164,60, valor 87% maior que o recebido pelos mineiros.

O economista explicou os outros benefícios oferecidos pelos Tribunais como auxílio-creche, transporte, alimentação, entre outros, sempre apresentando tabelas comparativas entre os estados. Cruz apresentou também um comparativo entre os reajustes salariais efetuados nos estados, citando a diferença entre reajuste e data-base. “Lembro, mais uma vez, que data-base não é reajuste, é reposição salarial. A data-base apenas repõe o seu poder de compra, restituindo o que a inflação corroeu durante o ano”, frisou.

Após a palestra, a presidente do Sindijudiciário do Espírito Santo, Adda Maria Lobato, parabenizou o Sindicato pela realização do evento e contou um pouco da trajetória da instituição que preside, apresentando alguns benefícios percebidos pelos servidores em seu estado. O Sindijudiciário liderou uma recente greve que durou 18 dias e que contou com o apoio do SERJUSMIG.

As fotos da palestra já estão em nossa página no facebook. Confira!

(Incluída em 07/11/2014 às 12:11)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524