conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Uma história de Natal


Uma história de Natal

Há cerca de dois meses, o SERJUSMIG publicou uma matéria sobre a Servidora Alessandra Carla de Macedo Soares, do Juizado Especial de Contagem, portadora de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), mais conhecida como a “Doença do Balde de Gelo”.

Na matéria, além de contarmos a história de Alessandra, convidamos os servidores a fazerem doações para que, com os recursos arrecadados, ela pudesse fazer uma reforma em sua casa, substituindo degraus por rampas, além de construir um banheiro totalmente acessível, uma vez que, com as limitações que a doença impõe, Alessandra já não conseguia mais ter autonomia de ir e vir na própria casa.

A ELA é uma doença que provoca rigidez nos membros, fazendo com suas vítimas se tornem “uma mente sã dentro de um corpo paralisado.” E tudo o que Alessandra vem fazendo, de forma muito determinada, é lutar para que a doença não consiga dominar o seu corpo. Medicamentos importados (pois uma nova geração de comprimidos desenvolvida por um pesquisador americano, pai de uma moça portadora de ELA, ainda não é comercializada no Brasil), alimentação especial, hidroterapia, tratamento psicológico, fisioterapia: tudo isso vem pesando no orçamento de Alessandra. Para agravar ainda mais a situação, o marido de Alessandra, que é autônomo, muitas vezes fica impedido de trabalhar por ter de levá-la em todos os lugares que precisa, como consultas médicas e tratamentos que faz, todos externos.

Por essa razão, o SERJUSMIG decidiu abraçar a causa de Alessandra e convocar os servidores para que, juntos, possamos proporcionar um pouco mais de qualidade de vida a ela.

A resposta que obtivemos desde o início da campanha até agora surpreendeu as expectativas até das pessoas mais otimistas. Imaginávamos que os servidores se solidarizariam, mas a generosidade demonstrada por colegas de todas as Comarcas do Estado foi comovente.

Centenas, quem sabe até mesmo milhares de companheiros, contribuíram com a campanha, seja fazendo doações diretamente na conta bancária da Alessandra, entregando contribuições diretamente no Sindicato e também comprando as rifas promovidas pela família de Alê, vendidas voluntariamente por funcionários do Sindicato.

"Ô, minha filha, eu queria que você dissesse para a Alessandra que eu já a coloquei em minhas orações e todos os dias eu peço muita saúde para ela", disse, por telefone, uma servidora. Assim como essa nossa companheira, mais de uma dezena de pessoas ligou para dizer a mesma coisa. "Olha, eu depositei só R$ 10, porque eu estou muito apertada. Você sabe, a nossa situação não está fácil. Mas eu queria dizer que esse dinheirinho foi doado de coração e que ele vai se juntar a outras doações de outras pessoas e nós vamos fazer a diferença para a Alessandra", nos disse outra colega, também por telefone.

Muitas doações foram anônimas, algumas vieram com cartinhas desejando saúde e pronto restabelecimento à Alessandra e há ainda aquelas que foram feitas por meio de “vaquinhas” na Comarca. Não seria possível nomear todas as pessoas que contribuíram com a campanha, mas duas, em especial, simbolizam tudo o que servidores de todo o estado fizeram e sentiram por uma colega que sequer conhecem, mas que, generosa e solidariamente se colocaram no lugar dela e de sua família, dispostos a transformar uma realidade tão difícil.

De Paraguaçu, o servidor aposentado, Abel fez o que pode para reunir os colegas e amigos, vendeu rifas e estimulou, incansavelmente, outras pessoas a fazerem contribuições. Assim, como a dona Conceição, em Belo Horizonte, que fez questão de ir ao banco pessoalmente depositar sua contribuição.

Já em Eugenópolis, o assistente social, Valtencyr de Almeida Machado organizou uma "vaquinha" entre os colegas, que arrecadou R$ 1.040,00 de 14 servidores. Mais do que a generosa quantia em dinheiro, o Valtencyr, em nome da comarca, enviou ao SERJUSMIG uma cartinha, na qual escreve que, ao lerem a matéria "Um balde de água gelada" na edição nº 167 do jornal do Sindicato, não poderiam deixar de se sensibilizar com a campanha da colega, e ainda pedem à presidente do Sindicato que a campanha organizada pela comarca seja divulgada na próxima edição do jornal, para que outras comarcas também se sensibilizem.

Depois de tanta generosidade, podemos dizer com alegria que graças às contribuições de todos a casa de Alê foi totalmente reformada e a ingestão dos medicamentos importados vem sendo feita regularmente por ela.

Escrevemos tudo isso hoje, véspera de Natal, para mostrar que este, sim é o verdadeiro espírito da data: mais do que dar ou ganhar presentes e ter à frente uma mesa farta de alimentos, é a capacidade de se emocionar com o outro, de se colocar no lugar de quem precisa, de estabelecermos laços afetuosos, de demonstrar a imensa compaixão e generosidade que temos dentro de nós é o que faz realmente sentido. Toda data é passageira e apenas um dia no calendário. Mas o amor que é disseminado por cada um de nós, seja hoje, amanhã ou pontualmente em outro dia, se perpetua indefinidamente, desencadeando ao nosso redor uma corrente imensa de esperança, feita inteiramente do mais puro e bondoso sentimento que há dentro de nós. Um sentimento que podemos deixar brotar no Natal e crescer dia após dia, todos os dias da vida.

A vida só faz sentido quando sentimos que estamos aqui uns pelos outros.

É isso o que verdadeiramente desejamos a você:

Um mundo solidário. Muito, muito amor. Um feliz Natal e um 2015 maravilhoso para você e todos de sua família.

SERJUSMIG

Confira abaixo algumas fotos da reforma na casa de Alessandra:









A campanha em prol da Alessandra continua firme e forte em 2015. Saiba mais em http://aleeela.blogspot.com.br/
(Incluída em 24/12/2014 às 16:25)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524