conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Ambiente e processos contaminados por fezes e urina de rato põem em risco a saúde de Servidores do Fórum Lafayette


Há pelo menos 15 dias, os Servidores da Vara de Inquérito do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, vêm convivendo com graves problemas que moradores indesejáveis estão provocando no setor: fezes e urinas de ratos se espalham e contaminam os processos que se acumulam por ali.

No chão (foto A), nas estantes (foto B), nas mesas dos Servidores, por todo lado é possível ver a sujeira. Uma sujeira que, na rotina diária do Fórum, acaba por contaminar também as mãos de funcionários da limpeza, estagiários, Servidores e advogados que precisam manusear constantemente os autos.

Para dar uma ideia da gravidade do problema, recentemente os trabalhadores foram surpreendidos por um ninho de papel higiênico usado, feito em cima de uma pilha de processos (foto C).

Revoltados com a situação, os funcionários do setor resolveram reportar o problema ao administrador do Fórum, Marcos Marinho. Dias depois, foi enviado até à Vara um profissional que instalou “iscas” (foto D) para capturar os roedores. De acordo com ele, as iscas seriam suficientes para contornar o problema.

Na volta do último final de semana, os Servidores se depararam com uma cena nada agradável; bem na entrada do setor estava, já morto, um dos ratos envenenados pelas iscas.

Diante disso, a administração do Fórum considerou resolvido o problema, sem, no entanto, se preocupar com as centenas de processos infectados que ali estão desde a infestação de ratos (foto E).

Revoltados, os Servidores passaram a utilizar luvas, mas, como mostra a foto F, todos continuam expostos ao perigo. Uma das funcionárias chegou até a desenvolver uma forte alergia, que acaba por provocar bolhas de pus em suas mãos. As feridas cedem durante o final de semana, mas, ao retornar ao trabalho nas segundas-feiras o problema volta a se manifestar.

Um dos fatos que mais revoltam os funcionários é de eles terem ouvido da administração de que simplesmente é proibido retirar os autos do lugar, o que impede a devida higienização do local (foto G).

Diante dessa argumentação, o SERJUSMIG questiona: protegem-se os processos, mas deixam desprotegidos e sob riscos à saúde os trabalhadores deste posto de serviço?

Para piorar, os Servidores tiveram que ouvir que a causa da infestação dos roedores estaria nos restos de alimentos depositados dentro das latas de lixo. Mas, de acordo com os funcionários, a equipe de limpeza é instruída para, apenas, retirar o conteúdo de dentro das lixeiras, mantendo por muitas semanas os mesmos sacos de lixo, fato este que, certamente, está agravando o problema.

Além da falta de limpeza adequada do ambiente, há também no setor buracos abertos no teto que podem estar servindo de abrigo para os ratos (foto H).

Ante os riscos de contaminação que todos que frequentam o ambiente estão sujeitos, o SERJUSMIG foi acionado para que seus dirigentes busquem junto à administração do Fórum Lafayette uma solução definitiva para o problema.

Esse problema só reforça as denúncias do Sindicato sobre o descaso e a forma indigna com a qual a Justiça de 1ª Instância vem sendo tratada em Minas Gerais.

O Sindicato irá solicitar, já nesta sexta-feira, uma reunião com a direção do Fórum para exigir que este problema gravíssimo seja solucionado urgente e definitivamente.

É inadmissível mais esta demonstração, por parte do TJMG, da falta de preocupação com as condições de trabalho, com o necessário respeito e também com a valorização da categoria de seus trabalhadores.


Foto A



Foto B



Foto C



Foto D



Foto E



Foto F



Foto G



Foto H








(Incluída em 29/01/2015 às 23:52)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524