conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SERJUSMIG é recebido pelo diretor do foro de BH para discutir assuntos relacionados aos servidores


Na última sexta-feira, 13-3, a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini e o vice-presidente, Rui Viana, aproveitando o intervalo para o almoço no Encontro de Presidentes de Sindicatos que acontecia na sede da entidade, participaram de reunião com o juiz diretor do foro de Belo Horizonte, Cássio Azevedo Fontenelle, titular da 27ª Vara Cível da capital e com o assessor especial da direção do foro, Carlos Alberto Buchholz. O encontro, solicitado pelo Sindicato, teve por objetivo a obtenção de informações acerca da correição extraordinária realizada na Vara da Infância e da Juventude e também a discussão de assuntos afetos à categoria, tais como: condições de trabalho na comarca de BH, desvio de função, desligamento dos precários, relacionamentos interpessoais e também sobre o plantão de atendimento no Centro da Internação do Adolescente - CIA.

Sobre a correição extraordinária, o juiz informou que o relatório ainda não foi finalizado e por isso, ainda não dispunha das informações solicitadas. Com relação à melhoria das condições de trabalho em BH, o diretor do foro acredita que a utilização do prédio da Raja, que em breve será desocupado pelos servidores da 2ª instância (que passarão a trabalhar no novo prédio da Afonso Pena), é uma alternativa que irá melhorar a questão da infraestrutura para aqueles que forem transferidos para o edifício. Essa transferência ainda está sendo estudada de acordo com a competência de cada vara.

Fontenelle se mostrou solidário às demandas dos Servidores e disse que tem procurado ouvi-los e inclusive colocar em prática algumas das ideias sugeridas por eles. O juiz ressaltou que a questão do espaço físico das Varas da Fazenda Estadual tem sido minimizado com a implantação do Processo Judicial Eletrônico - PJe, mas reconheceu que é necessário, enquanto ainda se convive com os processos físicos, solucionar esta situação, que também pode passar pelas mudanças para o prédio da Raja que possibilitarão outros remanejamentos.

O diretor do foro também concordou com a necessidade de solucionar as questões relativas ao plantão de atendimento no CIA o que, para acontecer, exige a nomeação de mais Servidores para compor a equipe de plantão. O problema do volume de trabalho, por sua vez, atinge várias secretarias e estas necessitariam contar com a destinação de mais servidores. Mas enquanto isso não é possível e se aguarda a nomeação de mais aprovados no concurso, o juiz tem buscado retirar algumas funções para amenizar a sobrecarga de trabalho.

O SERJUSMIG faz questão de ressaltar a forma sempre atenciosa cordial com que é tratado pelo Dr. Cássio Fontenelle. “Ele sempre mostrou, na prática, que reconhece a importância do servidor no funcionamento da máquina judiciária e procura efetivar ações que visem a melhorar as condições de trabalho dos servidores, procurando, sempre que possível, ouvir suas opiniões antes das decisões que lhes afetarão”, concordam Sandra Silvestrini e Rui Viana.

(Incluída em 17/03/2015 às 08:49)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524