conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Servidores da 2ª Instância mantêm Estado de Greve, fazem cortejo fúnebre e aprovam participação no Ato Público do próximo dia 9


Servidores da 2ª Instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresentaram e aprovaram, por unanimidade, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada ontem (25/3) pelo Sinjus, propostas de intensificação da luta categoria, como a permanência do atual Estado de Greve, além de resolverem apoiar a paralisação dos Servidores da 1ª Instância, convocada pelo SERJUSMIG para o dia 09/04/2015.

Por sua vez, o SERJUSMIG apoiará uma manifestação que será promovida pelo Sinjus na Unidade Raja Gabáglia, em data ainda a ser confirmada pela direção da entidade.

“A mobilização dos Servidores do Poder Judiciário (1ª e 2ª Instâncias) neste momento é de vital importância para fazerem valer seus direitos. Só assim conseguiremos que o TJMG ouça a voz de seus servidores e os respeite", afirma Sandra Silvestrini, presidente do SERJUSMIG.

“Quanto maior a participação dos trabalhadores, mais fortes serão os movimentos e mais chances de êxito terá a nossa luta contra a desvalorização da categoria, a precarização do serviço público via terceirização e estagiarização das atividades fins, o desrespeito à carreira e, principalmente, contra a falta de diálogo que a atual administração do TJMG insiste em cultivar”, diz Sandra.

Logo após a AGE realizada pelo Sinjus, cerca de 130 servidores da 2ª Instância saíram do auditório da Associação Médica (onde estava sendo realizada a Assembleia) e realizaram um cortejo fúnebre, marchando por toda a Avenida João Pinheiro, passando pela rua Goiás (em frente aos anexos I e II) e terminando em frente ao Palácio da Justiça, na avenida Afonso Pena, onde, naquele momento, ocorria uma sessão do Órgão Especial. A caminhada simbólica representou a morte da democracia, no caso, a falta de diálogo e tato do desembargador presidente do TJMG, Pedro Bitencourt Marcondes, assim como suas atitudes antissindicais, como mandar cortar os 22 dias dos grevistas da 2ª Instância que participaram da greve de 2011. "Quero ver se vão cortar o ponto dos desembargadores que faltam às sessões do Órgão Especial", reagiu o coordenador-geral do Sinjus (conforme ata de sessão do dia 11/03, publicada no Diário Oficial de 25/3.

Nota de repúdio
No início da AGE, os servidores da 2ª Instância aprovaram, por unanimidade, uma Nota de Repúdio à atitude truculenta do Tribunal de ameaçar com voz de prisão, por meio da PMMG, as lideranças sindicais e os manifestantes presentes no ato do dia 20/03 caso afixassem adesivos na porta de vidro de entrada do prédio do TJMG.


(Incluída em 26/03/2015 às 19:36)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524