conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

A pedido do SERJUSMIG, Audiência Pública vai discutir saúde do Servidor do Judiciário


Warning: getimagesize(dest_imagens/3702.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/serjusmigorg/antigo.serjusmig.org.br/noti_pad.php on line 417

Atendendo a uma solicitação do SERJUSMIG, o deputado Rogério Correa protocolou requerimento – já aprovado pela ALMG - de realização de Audiência Pública (com data ainda a ser definida) para discutir a saúde do trabalhador do Judiciário.

Este tema tem sido alvo de várias ações do SERJUSMIG, inclusive foi fruto de pesquisa desenvolvida pelo Dr. Humberto Lucchesi, presidente da Comissão de Articulação e Acesso ao Conselho Nacional de Justiça da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais e advogado do sindicato, a qual culminou com a edição da Cartilha "Trabalho decente e sustentabilidade – a saúde física e emocional dos Servidores do Poder Judiciário", que foi distribuída aos participantes do último Encontro de Delegados e também é levada aos servidores por ocasião das visitas do SERJUSMIG às Comarcas.

Sérgio Gazel Guimarães, assessor de comunicação da Comissão de Articulação e Acesso ao CNJ, teve fundamental participação na aprovação do requerimento de Audiência Pública, procurando pessoalmente assessores e deputados, face à gravidade do tema.

A massa de trabalhadores do judiciário está doente e é preciso dar uma especial atenção à esta questão. Só no ano de 2013, conforme estudos do próprio TJMG, 25,8% (278) dos magistrados e 42,38% (6.710) dos servidores se ausentaram do trabalho por pelo menos um dia devido a licenças de saúde. O estudo traz ainda dados alarmantes que corroboram com as diversas queixas da categoria: foram 17.429 licenças que representaram quase 150 mil dias de afastamento em 2013; destas, 41% tiveram como causa doenças por transtornos mentais, do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo.

“O SERJUSMIG entende este projeto como extremamente necessário e oportuno, principalmente neste momento em que, mesmo diante de índices assustadores de adoecimento, levantados pelo próprio Tribunal, membros da cúpula do poder declararam na semana passada que a depressão é apenas uma doença da moda, sofrida por quem não trabalha”, adverte Sandra Silvestrini, presidente do Sindicato.
(Incluída em 22/04/2015 às 16:50)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524