conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Em greve, milhares de Servidores buzinam contra o desrespeito

Manifestação, que aconteceu nessa quinta, 09-04, reuniu milhares de servidores de todo o Estado em protesto contra a falta de diálogo e respostas da atual gestão do Tribunal de Justiça às demandas da categoria


Cerca de 1100 Servidores compareceram à manifestação realizada nesta quinta-feira, 09-04, em Belo Horizonte, para protestar contra o desrespeito com que vêm sendo tratados pela administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG. A manifestação aconteceu em todo o Estado e contou com a adesão de Servidores de diversas comarcas mineiras, que paralisaram as suas atividades, trabalhando com o percentual de 30% do quadro de pessoal, para atender às demandas mais urgentes.

Em Belo Horizonte, os milhares de Servidores que aderiram à paralisação, se concentraram em frente ao Fórum Lafayette, de onde partiram em caminhada até a sede do Tribunal de Justiça, na Rua Goiás. O movimento, literalmente, parou o trânsito. Pelas ruas por onde passaram, buzinas, gritos de guerra e apitos podiam ser ouvidos pelos motoristas e transeuntes que manifestaram apoio à causa, buzinando, jogando papel picado das janelas de prédios e aplaudindo os grevistas.

Uma greve anunciada

A greve por tempo determinado vinha sendo ensaiada há meses. Foram inúmeras as tentativas de diálogo entre Sindicato e Presidência da instituição, sendo que, de todas elas, a direção sindical saiu sem que fossem efetiva e concretamente respondidas as reivindicações da categoria. “Sempre ouvimos, ou negativas sem qualquer justificativa, ou seja, o não pelo não, ou respostas evasivas, do tipo: quem sabe, talvez”, critica a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini.

A atual administração do TJMG, sob a presidência do des. Pedro Bitencourt, centra suas atenções na concessão de benefícios aos magistrados. Em sua gestão, foram aprovados os criticados penduricalhos, que garantem aos magistrados do estado, mais de R$9 mil reais mensais em auxílios moradia, livro e saúde. “Multiplicando-se este 9 mil mensais por 1090 magistrados e pelos 12 meses do ano, vê-se aí uma das razões de os servidores não terem sequer estudada a reivindicação de auxílio-saúde para os trabalhadores ativos e aposentados da Casa”, avalia Sandra.

Por outro lado, além de não atender as reivindicações dos trabalhadores, a Administração impõe perdas aos servidores, seja na carreira, ou outros direitos duramente conquistados pela categoria. A gota d` água aconteceu durante sessão do Órgão Especial, na tarde da quarta-feira, 08-04, onde, por unanimidade, os magistrados aprovaram a majoração da carga horária. “Uma das alegações feitas durante a sessão foi de que trabalho não adoece ninguém. E até de que, depressão, é doença de quem não trabalha. Isso porque desconsideraram os 42% de afastamento de servidores do serviço por licença saúde em 2013, entre os quais mais de 41% por doenças relacionadas ao trabalho”, criticou a presidente do Sindicato.

“Eu tô na rua! Tribunal, a culpa é sua!”

Após percorrerem as ruas da Cidade buzinando, apitando, comunicando-se com os milhares de transeuntes aos quais os motivos da manifestação eram explicitados, com o grito de guerra: “Eu tô na rua! Tribunal, a culpa é sua!”, os manifestantes chegaram à porta do TJMG. Durante algumas horas as lideranças sindicais do SERJUSMIG e também do Sinjus, que apoiou a manifestação da 1ª instância, deram o recado da categoria.

E os servidores, fazendo jus ao slogan da manifestação: “Escuta, TJMG!” buzinavam para acordar todas as autoridades, em especial a presidência da instituição. Do carro de som, tentou-se mais uma vez que os sindicatos fossem recebidos para que as respostas esperadas pela categoria fossem dadas, mas, o que se viu foram as portas serem trancadas a chaves. Um documento será protocolado na presidência do Tribunal solicitando respostas urgentes e concretas. Posteriormente nova AGE será marcada para novas deliberações.

Sindicatos unidos

O movimento contou com o apoio do Sinjus-MG e de dezenas de servidores da 2ª instância. O sindicato organiza uma manifestação para a próxima quinta-feira, 16-04, que contará com o apoio total do SERJUSMIG.

Enterro da democracia

O evento foi finalizado em clima de luto. Carregando um caixão com uma coroa de flores, os servidores das duas instâncias fizeram um enterro simbólico do diálogo, da democracia e da justiça.

A paralisação também foi destaque na imprensa de todo o Estado.

Comarcas do interior aderiram à paralisação.

Confira as fotos do evento:






































































































Veja todas as fotos em nossa galeria de fotos ou em nosso facebook.

(Incluída em 09/04/2015 às 22:50)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524