conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Servidor desabafa sobre afirmação de que quem trabalha não tem tempo para ficar deprimido

Servidor de Patrocínio enviou mensagem ao SERJUSMIG onde fala sobre declaração de um desembargador, durante Sessão do Órgão Especial:

“Prezada Presidente, demais integrantes do SERJUSMIG e colegas servidores,

Quando eu li, não acreditei! É um absurdo total! É de dar tristeza, saber que pessoa(s) estudada(s), culta(s) e esclarecida(s) disse(ram) isso: “Quem trabalha não tem tempo de adoecer. Esta doença da moda, a depressão, só ataca quem não trabalha. O que adoece as pessoas é o ócio e não o trabalho.”

Com todo respeito aos membros do Órgão Especial, desculpe-me quem usou esses argumentos, isso é falta de conhecimento, é despreparo e desrespeito aos servidores e ao ser humano em geral, porque todos nós sabemos que a depressão é uma doença que pode atingir qualquer pessoa, de qualquer classe social e raça, pessoas ricas ou pobres, e muitas vezes as causas podem ser o excesso de trabalho, cansaço e estresse, pressão e cobranças de metas e muitas outras.

Eu não tenho coragem de contar isso para meus filhos, meus amigos e outras pessoas, eu me sinto envergonhado de dizer que no mais alto Órgão do TJMG chegaram a tamanha falta de respeito com os servidores doentes, não só com os servidores do TJMG, mas falta de respeito com todas as pessoas trabalhadoras e doentes de toda a sociedade.

PSICÓLOGOS, PSIQUIATRAS E OUTROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DEVEM ESTAR ABISMADOS E BOQUIABERTOS COM ESSA NOTÍCIA!

São inúmeros relatos de psicólogos sobre o cansaço e excesso de trabalho. Vejam a publicação da reportagem da repórter Laura Balcom Simões, sobre o que disse a psicóloga Carla Vieira, de Araraquara-SP.:

“Excesso de trabalho pode causar doenças físicas e psicológicas

Repórter: LAURA BALCOM SIMOES
.... Pessoas sobrecarregadas pelo excesso de trabalho podem desenvolver doenças físicas e psicológicas.
O desgaste provocado pelas tarefas profissionais estão entre as principais causas do estresse. Como consequência, intensificaram-se o aparecimento de dores musculares, a ansiedade, a angústia e o cansaço....
...Para a psicóloga Carla Vieira,de Araraquara(SP), os excessos de trabalho podem causar danos muitas vezes irreversíveis...
... As pessoas pensam que é exagero, falta de vontade de trabalhar, mas é grave e pode chegar a depressão”, explica.
Segundo Carla, casos de estresse, doenças originadas por excesso de trabalho e depressão precisam ser tratados com seriedade. Depressão leva à morte”, conclui. …

...Trabalhar é importante, mas é preciso observar o limite de cada pessoa.”

Vejam parte da publicação de Gabriela Pacheco - Saúde Plena, em 01-08-2013:

“as reações graves ao estresse representam alguns dos acidentes de trabalho mais registrados pela Previdência Social …A cobrança de chefes, colegas e do próprio mercado estão entre as principais causas de tanta tensão ….”

De acordo com uma pesquisa, divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom):

“.. 43% dos entrevistados acham o ambiente de trabalho péssimo e 65% já gostaram mais do que fazem e se sentem infelizes no trabalho. Entre os motivos de insatisfação, abaixo dos problemas de relacionamento, está o excesso de trabalho (com 23%). A pressão por resultados vem em seguida (18%)...”

QUE VERGONHA PARA O NOSSO TJMG, PARA A NOSSA JUSTIÇA!

É MUITO TRISTE!

Em 01 de julho deste ano completo 40 anos de serviços prestados somente no Judiciário, e confesso que a cada dia fico mais DECEPCIONADO.”

Fátimo Antônio da Silva
Contador Judicial - Patrocínio - MG


(Incluída em 17/04/2015 às 09:14)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524