conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Presidente do TJMG participa de programa de TV em que fala sobre os desafios do Judiciário

Programa da Record News reuniu três presidentes de tribunais de justiça para avaliar questões afetas às duas instâncias da justiça estadual


O programa Cartão de Visita, exibido pela Record News, levou ao ar, no último sábado de abril, 25-4, entrevista que reuniu os três presidentes dos principais Tribunais de Justiça do País: José Renato Nalini, presidente do TJSP, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do TJRJ, e Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, presidente do TJMG. A entrevista histórica teve como objetivo abordar, do ponto de vista do Judiciário, os desafios do País nos próximos anos.

Os três presidentes fizeram uma breve apresentação da situação do judiciário local em seus respectivos Estados, falando sobre os principais problemas enfrentados nas duas instâncias. Todos, em maior ou menor grau, apontaram os mesmos desgastes, já conhecidos por quem vive a realidade do judiciário mineiro: orçamento insuficiente, elevado número de processos e stress no ambiente de trabalho. Pedro Bitencourt creditou esses problemas, mais uma vez, ao déficit orçamentário. “A lei de responsabilidade fiscal nos impede de contratar mais gente, nomear mais pessoas. Enquanto isso, a demanda só vem crescendo”, afirmou.

O presidente do TJMG falou também sobre os avanços da implementação do Processo Judicial Eletrônico no Estado, ressaltando os investimentos em estrutura de rede para que essa meta seja alcançada. “Na 2ª Instância, o julgamento já é virtual. Agora, na 1ª Instância, até o final de 2015, vamos implementar o PJe em todas as comarcas de entrância especial. Elas são 25, mas correspondem a quase 70% do movimento do número de processos que o estado possui”, explicou.

Bitencourt Marcondes finalizou falando sobre a questão da segurança dos magistrados, que muitas vezes sofrem ameaças em processos que julgam. “A nossa atividade tem risco, já que desagrada a alguns e, às vezes, não agrada nenhum dos lados. Isso leva muitas vezes a ameaças que acabam deixando o juiz um pouco intranquilo. Evidentemente por ser juiz, eu não frequento determinados lugares”, finalizou.

Enquanto os dois outros presidentes citaram expressamente como problemas vivenciados pelos judiciários de seus Estados a questão relacionada aos baixos salários de seus trabalhadores e o excesso de trabalho imposto à categoria, Pedro Bitencourt preferiu não “assumir” abertamente esta situação. Perguntado sobre afirmou que os problemas apresentados por seus colegas presidentes eram basicamente os mesmos enfrentados em Minas Gerais e justificou-os com a falta de orçamento.

Assista ao programa na íntegra, clicando aqui.


(Incluída em 05/05/2015 às 21:42)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524