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Dia D: Dia da Demagogia do TJMG


A presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) instituiu o dia 21 de maio, próxima quinta-feira, como o chamado: “Dia D”. Segundo comunicado enviado pela Assessoria de Comunicação Institucional da Casa, o "Dia D" será uma data para a realização de reuniões de trabalho em cada unidade organizacional do Tribunal, “para dar conhecimento aos magistrados, servidores e terceirizados sobre o Planejamento Estratégico 2015-2020 e orientar sobre sua execução”.

O SERJUSMIG recebe essa informação com indignação, visto que, há exatos 8 dias, esse mesmo Tribunal enviou ao Sindicato, aos cuidados de sua presidente, Sandra Silvestrini, um ofício no qual concede à entidade o prazo de 40 dias para encaminhar-lhe sugestões quanto aos indicadores, metas e iniciativas a serem aprovados para o planejamento estratégico do período de 2016 a 2020.

Ora, o Sindicato é instado a apresentar sugestões sobre um planejamento estratégico já aprovado, publicado e que os Servidores e magistrados, inclusive, já serão treinados e orientados sobre seu cumprimento antes mesmo do término do prazo concedido à entidade para envio de suas propostas?

A apresentação do Planejamento Estratégico não pode ser feita em um “Dia D". Diferentemente disso, a preparação e o envolvimento de todos precisam acontecer concomitantemente à elaboração da proposta, sendo discutida ponto a ponto.

Trata-se, mais uma vez, de um ato impositivo de uma administração que alardeia uma gestão participativa. Neste caso, além de pretender fazer parecer que os Servidores foram envolvidos no processo, o Tribunal também quer "demonstrar haver cumprido o que determina a Resolução 198 do CNJ, que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário, no que se refere à necessidade de "realização de pelo menos um evento anual para promover a execução da estratégia.".

Mas os Servidores já estão cansados desta demagogia. Gestão participativa se faz com diálogo, construção conjunta e não impondo-se decisões unilaterais.

Portanto, o SERJUSMIG orienta os servidores a participarem, sim, do “Dia D”, mas para dizer um basta à demagogia.

Assim, cientes de que o dia 21/05 é mais um “Dia da Demagogia”, vamos marcá-lo: todos devem trabalhar vestidos de preto. E, seguindo as orientações do próprio TJMG, devem registrar as atividades do dia em Ata, só que, no caso, vamos registrar nesta ata cada uma das necessidades e dificuldades enfrentadas na comarca em relação às condições de trabalho, envolvendo questões como o mobiliário, temperatura, equipamentos, espaço físico, quadro de pessoal, volume de processos e, ainda, vamos registrar os questionamentos que a Administração do Tribunal teima em não responder:
. Quando o TJMG irá encaminhar o Projeto de Lei da data-base 2015/2016 da categoria para a ALMG, no índice do IPCA do período?
. Quando o art. 2º da Lei 20865/2013 será cumprido?
. Quando é que a saúde do Servidor do Judiciário merecerá, por parte do TJMG, a mesma atenção e preocupação que dispensa à dos magistrados com a fixação de um auxílio-saúde?

Uma vez registrado tudo isso em Ata, envie fotos de todos vestidos de preto, fazendo parte das atividades e enviem o material ao TJMG, com cópia para o SERJUSMIG.

Os delegados das comarcas estão autorizados a confeccionar faixas com os dizeres:

21/05: "Dia da Demagogia"

No "Dia da Demagogia", vamos, juntos, cobrar mais respeito e seriedade. Não podemos e nem vamos aceitar calados o Descaso e o Desrespeito da atual Administração do TJMG para com seus trabalhadores.

Um Tribunal que tem como "Missão", "Visão" e "Valores" princípios que constantemente insiste em driblar:

Constam do “Mapa Estratégico do TJMG”

Missão: Garantir, no âmbito de sua competência, a prestação jurisdicional com qualidade, eficiência e presteza, de forma a atender aos anseios da sociedade e constituir-se em instrumento efetivo de justiça, equidade e de promoção da paz social.
- O Tribunal tem promovido dentro da própria Casa a paz social que apregoa, com espaços democráticos para a solução de conflitos?

Visão: Ser reconhecido junto à coletividade pela excelência de sua atuação.
- Como pode o TJMG ser um modelo de excelência se não garante as condições mínimas para que seus Servidores ofereçam à população um serviço de qualidade?

Valores: Acessibilidade, imparcialidade, isenção, cooperação, cordialidade, valorização das pessoas, modernização, descentralização, cultura de paz, responsabilidade social, transparência e ética.
- Como pode o TJMG, que ignora as reivindicações de seus próprios Servidores, assim como tantos de seus direitos, sem sequer se predispor a ouvi-los, pregar tais Valores?

Não se esqueçam: Dia 21/5, vamos todos trabalhar de preto e registrar em ata todas as insatisfações vivenciadas no dia a dia de suas Comarcas!
(Incluída em 19/05/2015 às 18:12)

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