conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Evento da Fenajud reúne representantes sindicais de todo o país


Entre os dias 21 e 24 de maio, o encontro “Justiça para quem?”, organizado pela Federação Nacional do Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud), reuniu as assessorias jurídicas e representantes dos sindicatos para debater temas de interesse da categoria.

O evento foi realizado em Vitória (ES) e contou com a participação de lideranças sindicais do Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

O tema do evento, “Justiça para quem?”, estimulou a reflexão a respeito do papel do Judiciário e da postura de seus gestores. O encontro, que aconteceu num momento em que diversos sindicatos estão em greve, em estado de greve ou se mobilizando de maneira mais intensa como forma de combater arbitrariedades da gestão dos tribunais, serviu como um estímulo e troca de experiência entre as diversas lideranças presentes.

O SERJUSMIG foi representado pelos diretores Rui Viana e Antônio Costa, além do seu vice-presidente, Luiz Fernando Souza, que atualmente preside a Federação. Antônio Costa falou aos participantes sobre a atuação e as lutas enfrentadas pelo Sindicato, enfatizando a ADI contra a majoração da carga horária, que recentemente foi entregue por representantes do SERJUSMIG à ministra Carmem Lúcia.

Luiz Fernando Souza, em sua fala, fez questão de frisar que a conquista de direitos se torna impossível se não há diálogo. “Uma das principais missões do Poder Judiciário é conciliar. Nós, servidores, nos esforçamos todos os anos para fazer a Semana da Conciliação para a população, mas a cúpula não tem feito sua parte. Não dialoga, não conversa e quando conversa não negocia. Estamos assistindo a vários sindicatos em estado de greve - e até greve de fome, como o nosso colega Jocinildo no Amapá - tamanha a crise de governança e moral por que passam os tribunais”, afirmou.
(Incluída em 26/05/2015 às 16:03)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524