conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Servidores lotam ALMG para pressionar por inclusão do PL da Anistia na pauta da CAP


Dezenas de Servidores das duas instâncias do judiciário mineiro estiveram na tarde desta terça-feira, 23-6, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG para pressionar os deputados pela inclusão do PL1106/2015, que concede anistia aos servidores da 2ª Instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que participaram da greve ocorrida em 2011, na pauta da Comissão de Administração Pública - CAP. O PL teve parecer pela aprovação em plenário aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição de Justiça - CCJ, mas para que siga a tramitação dentro da Casa até a votação em Plenário, é necessário passar pela CAP e depois, pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária - CFFO.




Os Servidores se reuniram previamente no espaço do cafezinho da ALMG onde ouviram alguns informes dos dirigentes sindicais sobre a tramitação do projeto. O deputado Rogério Correia (PT), autor do PL1106/2015, também prestou alguns esclarecimentos aos trabalhadores do judiciário mineiro presentes ao ato público e informou que faria a leitura, como fez, em plenário, de cópia de intimação do DEARHU do TJMG à servidora que participou do movimento grevista, comunicando a perda de adicional de quinquênio em virtude do corte dos dias parados.


O autor do PL1106, deputado Rogério Correia (PT), repudiou o que aconteceu com uma Servidora, que perdeu o adicional de quinquênio por ter aderido à greve



Quando começou a sessão do Plenário, os Servidores ocuparam as duas galerias disponíveis e receberam o apoio dos deputados presentes, que fizeram questão de manifestarem-se favoravelmente à causa, sendo eles: os deputados estaduais: Elismar Prado (PT), Professor Neivaldo (PT) Sargento Rodrigues (PDT), Cabo Júlio (PMDB), Cristiano Silveira (PT) e Marília Campos (PT). Todos foram unânimes em elogiar a luta dos Servidores e afirmar seu voto favorável à aprovação da anistia.


Nas galerias, bandeiras e cartazes, pediam a anistia aos grevistas



Ao final da sessão, os presentes se reuniram na hall principal, onde ouviram algumas palavras do coordenador-geral do Sinjus-MG, Wagner Ferreira e também da presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini. Ferreira explicitou o trabalho que a direção do Sinjus, em parceria com a do Serjusmig, vem fazendo ao longo dos últimos dias na ALMG junto aos deputados e também ressaltou a importância da presença dos Servidores nos atos e votações para os quais sejam convocados. Lembrou que há ações que a direção sindical pode e deve realizar e há aquelas em que é imprescindível a presença da categoria. Em relação ao PL1106/2015, ressaltou, chegamos na fase em que esta presença dos Servidores é fundamental.


O coordenador-geral do Sinjus, Wagner Ferreira, falou aos presentes sobre o trabalho árduo dos Sindicatos em conquistar o apoio dos deputados



Por sua vez, a presidente do Serjusmig, Sandra Silvestrini, fez questão de enfatizar que a luta pela aprovação do PL é de responsabilidade das duas instâncias. “Não estamos aqui prestando um favor e nem apenas para apoiar nossos colegas da 2ª instância, mas também para defender o nosso direito de greve que está sendo cerceado dentro do Judiciário mineiro”, denunciou. Elogiando a presença dos que participaram do ato público de hoje, Sandra lembrou que só a pressão da presença em massa da categoria na Casa é que poderá garantir a merecida vitória.


Sandra Silvestrini, presidente do SERJUSMIG, elogiou os presentes e ressaltou que só a presença massiva da categoria vai mostrar ao Tribunal a verdadeira força dos Servidores



VOTE PELA APROVAÇÃO DO PL

Servidor, o PL1106/2015 está em tramitação e você pode votar pelo site da ALMG, a favor da sua aprovação. Participe!

Acesse: www.almg.gov.br –página inicial – link: opine sobre projetos em tramitação – PL1106.

Confira as fotos:


Dentro da ALMG, os Servidores ouviram explicações sobre a tramitação do projeto










Os servidores presentes ocuparam as galerias do Plenário




Em coro, os Servidores pediam a inclusão do PL1106 na pauta da CAP




Os deputados fizeram questão de manifestar seu apoio à anistia. Da esquerda para a direita, começando de cima: Deputados: Elismar Prado (PT); Professor Neivaldo (PT), Sargento Rodrigues (PDT), Cabo Júlio (PMDB), Cristiano Silveira (PT) e Marília Campos (PT)




No Hall Principal, os Servidores ouviram os líderes sindicais




Dezenas de Servidores participaram do evento na ALMG







(Incluída em 23/06/2015 às 18:15)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524