conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

ALMG vai debater atos de perseguição ao SERJUSMIG, à sua presidente e aos Servidores do TJMG


Foi aprovado na manhã de hoje (16/09), na Comissão de Direitos Humanos da ALMG, um requerimento apresentado pelo deputado Rogério Correia, a pedido do SERJUSMIG, relativo à realização de uma Audiência Pública para discutir o grave quadro vivenciado hoje no Judiciário mineiro, no qual a liberdade de expressão e a atividade sindical estão seriamente ameaçadas.

O deputado manifestou preocupação com os fatos que lhe foram narrados pela direção do SERJUSMIG, que se somam aos anteriormente já denunciados, relativos à desgastada e desrespeitosa relação entre a atual gestão do TJMG e seus trabalhadores.



A contribuição da sindicalista Beatriz Cerqueira foi essencial na aprovação do requerimento. Desde o início dos acontecimentos envolvendo a suspensão da campanha salarial e a abertura de processos judiciais contra o Sindicato, contra a sua presidente e contra Servidores da 1ª Instância, a presidente da CUT Minas hipotecou total apoio da Central, da qual é recém reeleita presidente. Em seu discurso de posse, Beatriz destacou esse apoio ao SERJSUMIG como um dos compromissos de seu novo mandato.



O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Cristiano Silveira, também manifestou solidariedade e apoio ao Sindicato, sua presidente e aos Servidores processados e afirmou que se empenhará em agendar para o mais brevemente possível a data da realização da Audiência.

No Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG, local onde foi realizada a última AGE do SERJUSMIG, centenas de servidores da Saúde (Auxiliares de Apoio) e Servidores Administrativos da Polícia Civil de Minas Gerais realizavam Audiência Pública, onde, juntamente com Secretários do Governo, deputados, lideranças sindicais e servidores, debatiam democraticamente suas questões funcionais. Atitude democrática que todos esperavam da Administração do TJMG, mas que, infelizmente, além de fugir ao diálogo, opta por judicializar a discussão política.


Dirigentes do SERJUSMIG junto da presidente da CUT Minas, Beatriz Cerqueira


Durante o ato, a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, convidada a compor a mesa, relatou aos presentes os fatos enfrentados hoje no Judiciário mineiro, em especial a opção feita por alguns membros da cúpula do TJMG, dentre eles o atual ocupante do cargo de presidente, de, ao invés de se estabelecer o diálogo e a negociação com as lideranças sindicais em torno da tentativa de se construir soluções possíveis para as dificuldades enfrentadas pela categoria, suspender judicialmente a campanha salarial e tentar punir sindicato, lideranças e servidores. O depoimento foi atentamente ouvido pelas centenas de pessoas presentes, que, indignadas com a situação denunciada, a aplaudiram muito enfaticamente.

Vários veículos de comunicação presentes fizeram questão de entrevistar a presidente do Sindicato sobre os fatos apresentados.

A todo momento chegam mais manifestações de apoio de sindicatos, federações, confederações, centrais sindicais, movimentos sociais e trabalhadores de todos os segmentos manifestando apoio ao SERJUSMIG e prometendo somar forças no combate à essa tentativa absurda de se calar, pela força, a voz dos trabalhadores.

Correios
Ontem, na Praça Sete, os Servidores dos Correios estavam concentrados em AGE. Os dirigentes do SERJUSMIG Rui Viana e Antonio Costa foram convidados a expor a situação hoje enfrentada no TJMG pelo Sindicato e pela categoria. Solidários, os trabalhadores dos Correios aprovaram por unanimidade uma Moção de Apoio da categoria ao SERJSUMIG, sua presidente e aos servidores processados.

Escola Sindical 7 de Outubro
Igual atitude foi tomada pela Escola Sindical 7 de Outubro, que, manifestando sua solidariedade ao SERJUSMIG, publicou ontem, em sua página na internet um artigo com o seguinte título: “ A tradição de luta por democracia e liberdade em Minas Gerais é incompatível com práticas antissindicais que criminalizam a ação sindical e a liberdade de expressão dos/as trabalhadores/as.”.

“Pensando o movimento”
Na segunda-feira 14/9, os organizadores do coletivo “Pensando o Movimento” realizaram na Escola de Direito da UFMG um encontro entre acadêmicos, universitários, sindicalistas e advogados, que debateram a "Criminalização das lutas e o direito de greve". O evento foi coordenado pelas advogadas Luciana Pereira e Daniela Muradas, que logo no início do debate decidiu vestir a camiseta “Cala a Boca já morreu”, pela qual o SERJUSMIG vem denunciando as dificuldades enfrentadas em seu direito à liberdade de expressão.

“Os sentimentos de perplexidade e indignação são frequentes em cada um dos movimentos para os quais o SERJUSMIG vem sendo convidado a participar. Junto a eles, no entanto, vem também uma fortíssima receptividade e imediata solidariedade de todos aqueles que, revoltados, passam a compreender a forma como o TJMG vem tentando silenciar seus trabalhadores”, analisa Rui Viana, vice-presidente do SERJUSMIG.

Coletivo Jurídico da Fenajud
Amanhã terá início o Coletivo Jurídico da Fenajud, no qual os dirigentes do SERJUSMIG que estarão presentes pretendem obter mais apoio e traçar estratégicas de combate a esse ataque à liberdade de expressão e às práticas antissindicais que na atual gestão do TJMG se tornaram rotineiras, dentre elas ameaça com voz de prisão a manifestantes e imposição de prejuízos a grevistas, não só com o corte do ponto, mas também em relação a carreira e adicionais por tempo de serviço.

(Incluída em 16/09/2015 às 14:04)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524