conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Sindicatos se reúnem com presidente da ALMG buscando apoio nas negociações junto às direções do TJMG e MP


Como resultado da greve e das lutas que vêm sendo diariamente travadas pelos Servidores do Tribunal de Justiça e do Ministério Público de Minas Gerais, na tarde de ontem, 14/10, os sindicatos SERJUSMIG, SINJUS e SINDSEMP-MG conseguiram o agendamento, para hoje, de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes (PMDB), ao qual puderam expor a grave situação enfrentada pelas duas categorias (Servidores do MP e do TJMG) junto a ambos os Órgãos.

Durante o encontro, do qual participaram dois representantes de cada sindicato, além dos deputados Jean Freire (PT), João Magalhães (PMDB), Leonídio Bouças (PMDB) e Rogério Correa (PT), o presidente ouviu atentamente as manifestações dos sindicalistas, especialmente suas insatisfação em relação ao não cumprimento de um direito constitucional, que é o o da revisão salarial anual (data-base 2015) das duas categorias. Segundo o presidente do TJMG e do Procurador Geral do MP, a data-base não pode ser concedida, em função da grave crise econômica pela qual passa o País, mas, contraditoriamente, lembraram os sindicalistas, as duas Instituições encaminharam ao Legislativo mineiro, projeto concedendo reajustes automáticos aos membros da cúpula, independentemente de crises.


O apoio dos Servidores vem sendo fundamental em todo esse processo de lutas


Isso, além do fato de que tanto magistrados (TJMG) quanto procuradores e promotores (MP) receberam seus reajustes em janeiro de 2014 em índices superiores aos previstos originariamente em seus orçamentos.

Detalhes das tentativas frustradas dos sindicatos de negociar com as Administrações das Casas foram relatados aos parlamentares.


Os dirigentes sindicais expuseram aos Servidores tudo o que foi discutido durante reunião com os parlamentares


Os Sindicalistas reforçaram aos Servidores que os acompanharam até a Assembleia Legislativa - servidores esses que, corajosa e incansavelmente, vêm participando de cada um dos atos grevistas - que, caso a intervenção do deputado não surta efeito favorável na disposição dos líderes do TJMG e do MP em finalmente e efetivamente dialogar com seus Servidores e chegar a um consenso sobre a pauta de reivindicações, que, então, os Sindicatos irão lançar mão de outros instrumentos, incluindo as Audiências Públicas, para discutir a situação com toda a sociedade.

“Jamais passamos por uma situação tão grave como esta”, afirmaram os Sindicalistas. “Um momento em que, junto da absoluta negação de direitos, há também a indisponibilidade total para o diálogo”.

Os dirigentes sindicais reiteraram que as categorias não irão admitir essa perda. “É inadmissível aceitarmos a precarização de nossos direitos. Se não temos o reajuste concedido em 2015, não é certo que o teremos também nos anos que seguirão. E como ficará essa perda irreparável para os Servidores?”, questionaram.

O presidente da ALMG Legislativa se comprometeu a tentar intermediar, sem com isso interferir, a busca da solução para os pleitos que lhe foram apresentados pelos sindicalistas, junto ao presidente do TJMG e o Procurador Geral do MP. Garantiu que, brevemente, dará retorno aos dirigentes sindicais para posicioná-los quanto a essa tentativa.

Concentrados no saguão, os Servidores permaneceram em vigília durante as várias horas de duração da reunião e, ao final, ouviram atentamente os esclarecimentos prestados pelos representantes dos Sindicatos. Todos saíram com o compromisso de se manterem firmes na luta, até a vitória final!

(Incluída em 15/10/2015 às 20:06)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524