conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

PF prende procurador regional da República no Rio

O procurador regional da República do Rio de Janeiro, João Sérgio Leal Pereira, foi preso durante a Operação Hurricane (Furacão) da Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira (13). As informações são do agente Osvaldo Ferreira Filho, assistente da diretoria do Departamento de Inteligência Policial da PF.

“Essa operação deve ser a maior operação da PF no combate a corrupção”, avalia Osvaldo Ferreira Filho.

A assessoria de imprensa da PF também confirmou as prisões do vice-presidente do Tribunal Regional Federal desembargador José Eduardo Carreira, do delegado da PF de Niterói, Carlos Pereira, além do ex-presidente da escola de samba Beija-Flor, Aniz Abraão David, conhecido como Anísio. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba Aílton Guimarães Jorge, o capitão Guimarães, e Antonio Petrus Kalil, o Turcão, também estão presos. Ao todo foram cumpridos 25 mandados de prisão.

A Operação Hurricane da PF acontece nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, e no Distrito Federal. De acordo com a PF, os suspeitos seriam chefes de grupos ligados a jogos ilegais, empresários, advogados, policiais civis e federais, magistrados e um integrante do Ministério Público Federal.

O objetivo é desarticular uma organização criminosa que atuava na exploração do jogo ilegal e cometia crimes contra a administração pública. Foram cumpridos também 70 mandados de busca e apreensão.

Os presos serão transferidos para Brasília onde serão interrogados e permanecerão à disposição da Justiça. O material apreendido será analisado na Diretoria de Inteligência Policial.

Investigação

A Operação Hurricane teve início com a identificação de uma organização criminosa especializada na prática de múltiplos crimes, incluindo exploração de jogos ilegais, corrupção de agentes públicos, tráfico de influências e receptação.

Foi apurado durante a investigação o envolvimento de pessoas com prerrogativa de foro, o que implicou no encaminhamento de Relatório de Inteligência Policial ao Supremo Tribunal Federal, que resultou no Inquérito nº 2424/2006 – STF, presidido pelo Ministro Relator Cézar Peluso.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da PF, o inquérito embasou a manifestação do Procurador-Geral da República, Antônio Fernando de Souza, que culminou na expedição das buscas e prisões cumpridas nesta sexta-feira.

Fonte: Site G1.

(Incluída em 13/04/2007 às 11:00)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524