conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Diretor do SERJUSMIG participa de reunião na GERSAT

Saúde do servidor


Na tarde da última quinta-feira (17), a comissão de Combate ao Assédio Moral no Trabalho, composta pelo 2º vice-presidente do SERJUSMIG, Rui Viana, o representante do Sinjus, Robert Wagner França e o psicólogo Arthur Lobato, estiveram reunidos com a equipe da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): Jeane Possato Amaral (gerente), Daniela Hipólito (coordenadora da qualidade de vida) e a Ana Maria Fernandes Cassimiro (coordenadora de segurança do trabalho).

Durante o encontro, os membros da Comissão expuseram à equipe do TJ a finalidade da criação do grupo, as suas principais atividades desenvolvidas até o momento e seus objetivos. Além disso, a Comissão procurou saber da equipe se havia algum tipo de trabalho no TJMG em ações preventivas.

E, por fim, a Comissão buscou apoio da equipe de saúde, no sentido de trabalharem juntos contra a prática do assédio moral no ambiente de trabalho, levando informações e orientações aos servidores e chefes do judiciário.

Ao final, a equipe de saúde explicou aos membros da Comissão que primeiramente precisavam aprofundar mais no tema. “O assédio moral é um tema muito complexo e exige um amplo estudo”, argumentou Ana Maria.
Ainda, de acordo com Ana Maria, tudo indica que já exista uma preocupação com o tema por parte do Tribunal, pois o Assédio Moral faz parte da bibliografia indicada para o concurso da 2ª Instância.

Uma nova reunião será agendada entre a equipe do TJMG e a Comissão contra o Assédio Moral para se discutir a melhor forma de trabalharem juntos.


Atendimento Odontológico

Além do combate ao assédio moral, a Comissão questionou outros temas que envolvem diretamente a saúde do servidor. Um deles foi a manutenção do atendimento odontológico, em sua totalidade, no TJ .


Insalubridade

Outro assunto abordado durante o encontro foram as condições insalubres as quais são expostos os servidores durante o exercício de suas atividades.
“É preciso que a equipe de saúde do TJMG verifique e relate às autoridades da Casa os riscos à saúde aos quais os servidores são expostos”, explicou Rui Viana.
Ou o Tribunal melhora o ambiente de trabalho do servidor ou deve arcar com o adicional de insalubridade.

(Incluída em 18/05/2007 às 14:43)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524