conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Desembargadores serão investigados

OPERAÇÃO FURACÃO

Numa atitude inédita no judiciário fluminense, 76 juízes federais de primeira instância requereram ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região (Rio e Espírito Santo) investigação sobre o comportamento dos desembargadores José Eduardo Carreira Alvim e José Ricardo de Siqueira Regueira, processados no Supremo Tribunal Federal (STF) por conta da Operação Hurricane (Furacão, em inglês) da Polícia Federal. Eles são acusados de negociarem decisões judiciais a favor da máfia dos jogos no Rio.

A 2ª Região tem 200 juízes, mas alguns, como Lana Regueira, mulher de Regueira, não foram procurados. Outros temeram assinar o documento entregue há 15 dias. Nele, os magistrados se solidarizam com a juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Federal, que foi ameaçada em conversa dos desembargadores denunciados. Segundo afirmam, “embora as supostas ameaças tenham sido dirigidas a uma única magistrada, as referências atingem a todos”.

As gravações da Polícia Federal, em outubro, mostram que Carreira Alvim, ao descobrir grampo nos seus telefones, achou que tinham sido pedidos pela juíza e comentou com alguém no seu gabinete: “O negócio é eliminar a Ana Paula". Ao contar a suspeita para Ricardo Regueira, ouviu dele: “Ela é uma f. d. p.”.

Apesar do pedido dos juízes, o presidente do TRF, Joaquim Antônio de Castro Aguiar, está decidido a não abrir uma investigação. Esta posição vem dividindo os desembargadores, em especial os 15 que votaram em Castro Aguiar para impedir que Carreira Alvim chegasse à presidência, como determinava a tradição da casa do cargo ser ocupado pelo mais antigo desembargador.

Os dois acusados estão em férias. Ainda assim, juízes e alguns desembargadores acham necessário uma posição contrária do TRF ao que o requerimento classifica de “comportamentos atentadores à dignidade, independência, inamovibilidade e mesmo à integridade física dos juízes federais de primeira instância”.

Outros defendem o afastamento para deixar claro que o tribunal não respalda atitudes ilegais. Temem, de certa forma, pelos seus currículos. Há quem prometa deixar o plenário, caso um dos acusados apareça: "Não quero ser obrigado a ouvi-los", fala, sob o anonimato. Alguns insistem que as garantias constitucionais não podem amparar criminosos. Nenhum deles, porém, como admitiu o presidente, pediu oficialmente o debate sobre o caso. Só os juízes.

O processo criminal é da responsabilidade de uma instância superior e está no Supremo Tribunal Federal (STF). Castro Aguiar alerta que o regimento do TRF não prevê processos administrativos contra desembargadores. “Estamos providenciando uma ementa neste sentido, mas para casos futuros”, diz. Para ele cabe ao TRF colaborar com o processo administrativo aberto no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como está fazendo. Aos que defendem o processo mesmo assim, argumenta que seria uma repetição do que o CNJ faz, sem garantias de um efeito prático.

O CNJ, segundo ele, está bem adiantado, prestes a terminar o prazo para a defesa preliminar prevista na Lei 8.112, que rege o funcionalismo público. O presidente se mostra convencido de que o Conselho afastará os juízes envolvidos na Operação Hurricane. Com relação à necessidade de um posicionamento político do Tribunal, ele argumenta com a sua eleição: “Nos manifestamos até previamente, porque não elegemos o Carreira Alvim. A eleição foi um reflexo da nossa posição. Percebíamos a situação, mesmo sem saber a real extensão do caso. A derrota dele mostra a posição do TRF”.

Fonte: Novo Jornal.
(Incluída em 05/06/2007 às 10:10)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524