conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SERJUSMIG participa de reunião com Comissão Especial da ALEMG

IPSEMG


Na quinta feira, 28/04, a presidente do Serjusmig, Sandra Silvestrini, a Coordenadora Geral do Sinjus, Márcia de Castro Magalhães, além de representantes de todas as categorias do funcionalismo estadual, exceto do Ministério Público, participaram da reunião com a Comissão Especial designada pela Assembléia Legislativa para discutir e diagnosticar problemas relacionados ao IPSEMG e propor possíveis soluções.

As lideranças sindicais relataram à Comissão os principais problemas enfrentados pelo Instituto, principalmente a deficiência do atendimento no interior do Estado. Entretanto, foram unânimes ao ressaltar a melhoria do atendimento em Belo Horizonte. De acordo com relatos das lideranças, o Instituto possui modernos equipamentos, equipe médica especializada e atende mais de 95% dos usuários na capital. Qualidade que na opinião das lideranças deve ser, urgentemente, levada também para o Interior do Estado.

Em seu depoimento, Sandra Silvestrini ressaltou a importância de encontrar a solução para o Instituto, que é um patrimônio do funcionalismo, e não permitir o seu fim. São milhares de usuários que se utilizam dele e o têm como sua única alternativa de saúde. Ainda de acordo com Sandra, o Ipsemg tem muitos problemas, mas a alternativa da saúde privada não tem sido o melhor caminho para ninguém. Prova disto, é que, embora as empresas particulares cobrem até seis vezes mais do que o Ipsemg, ainda assim, o atendimento não tem sido satisfatório. Os aumentos têm sido abusivos na rede privada de saúde, o que, em curto espaço de tempo, poderá tornar inviável a muitos servidores a manutenção de planos privados.

Deliberações

Após um amplo debate sobre os principais pontos relativos à melhoria do Ipsemg, a Comissão, com o apoio das lideranças sindicais presentes na reunião deliberou as seguintes propostas:
• Levantar os motivos das dificuldades de credenciamento de hospitais e profissionais no interior do estado.
• Solicitar uma auditoria operacional ao Tribunal de Contas para diagnosticar e apontar, se for o caso, as soluções para a reestruturação do Instituto.
• Encaminhar um ofício ao Governador de Minas para que apresente à Comissão o verdadeiro valor do débito do Estado com o Ipsemg, discriminando separadamente, saúde e previdência.
• Realizar nova audiência pública com os Gerentes do Ipsemg do interior para que estes possam relatar as dificuldades do instituto em suas localidades.

A Comissão Especial


A Comissão Especial foi criada para diagnosticar a situação econômica e financeira do Instituto, avaliar a prestação de serviços de assistência à saúde dos servidores e seus dependentes e apontar medidas de sustentação e melhorias do IPSEMG. Fazem parte da Comissão os deputados Carlos Pimenta (PDT), Ivair Nogueira (PMDB), Miguel Martini (PSB) e Edson Rezende (PT).

(Incluída em 28/04/2005 às 17:00)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524